UFMG vai restaurar Centro de Geologia Eschwege em Diamantina

NCA promove Semana do Produtor Rural

Termina nesta sexta-feira, dia 17, a 12ª Semana do Produtor Rural, promovida pelo Núcleo de Ciências Agrárias, sediada em Montes Claros. Este é um dos mais expressivos programas de extensão da UFMG na área agrícola.

Durante o evento estão sendo realizados 63 cursos e / ou seminários, nas áreas de Administração Rural, Informática Agrícola, Agricultura, Agronegócios, Agroindústria, Criações, Irrigação, Educação e Práticas / Produções Caseiras.

Criado desde 1988, a Semana do Produtor Rural vem incorporando inovações a cada ano. Esta edição oferece 19 novos cursos e seminários, com destaque para alimentos e alimentação alternativa, plantas transgênicas, implantação de turismo no meio rural, criação de animais silvestres em cativeiro, sistema de irrigação fixa e educação ambiental para professores rurais.

Uma Semana do Produtor Rural atende à população do Norte de Minas, considerada uma classe rural mais desfavorecida do Brasil, associada ao Nordeste do Estado, segundo pesquisa mais recente da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) encomendada pelo governo federal. Os pesquisadores apontaram uma causa central de tanta miséria: a falência do atual modelo agropecuário brasileiro. De 1985 a 1995, dez milhões de hectares deixaram de ser cultivados.

As soluções apontadas para a melhoria das pequenas propriedades agrícolas e a implementação de uma nova política agrícola que contemplam o financiamento, a educação e a qualificação profissional.