Acontece
Vestibular 2001
Uma obra Shenipabu Miyui História dos Antigos , tribo dos Kaxinawá do Acre é uma grande novidade da relação de livros do Vestibular 2001 da UFMG, divulgada semana passada pela Comissão Permanente do Vestibular (Copeve). Uma obra, lançada em meados da década de 90 pela Comissão Pró-Índio do Acre, é uma coletânea de 12 lendas contadas por idosos desta nação indígena acreana. Os depoimentos foram colhidos por uma equipe de pesquisadores da Comissão Pró-Índio e por professores de língua e cultura Kaxinawá. A segunda edição do livro - com textos em Kaxinawá e Português - será lançada em junho pela Editora UFMG.
Uma lista inclui Primeiras Estórias, Guimarães Rosa (Editora Nova Fronteira), Macunaíma , Mário de Andrade, (Itatiaia), O Livro das Ignorãças , Manoel de Barros (Disco), e Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus ( Ática).
Estatística
O ICEx sediará, no período de 29 de maio a 2 de junho, o Encontro Mineiro de Estatística, cujo objetivo é promover a divulgação de temas contemporâneos ligados à área, buscando facilitar a compreensão de seu papel junto aos vários setores da economia. O evento será estruturado em minicursos, palestras, apresentação de empresas e discussões relacionadas às ciências atuariais, medicina, projeção de mercado, pesquisa eleitoral, planejamento territorial e determinação de índices econômicos. Informações pelo telefone 499-5923.
Intercâmbio
A Brazilian Interexchange Information Service (BIIS) - primeira empresa a ser instalada no Centro de Inovação Multidisciplinar (CIM), do departamento de Física do ICEx - está oferecendo a alunos universitários e a recém-formados a oportunidade de participarem de programas de trainees em Hotelaria nos Estados Unidos.
A BIIS é uma iniciativa de alunos do curso de Administração da Face. A empresa está instalada na sala 2063 do prédio do ICEx, campus Pampulha. Mais informações no site www.biis.com.br ou pelo telefone 441-9735.
A escultura e o passante
Os alunos da UFMG Caroline Craveiro, Ângela Marques, Mário Emmanuel, Daniel Werneck, Marcelo Terça-Nada!, Ricardo Sousa e Wainer Tristão, e a arquiteta graduada pela Universidade, Josana Matedi, estão entre os selecionados do concurso A escultura e o passante. Promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte e Galeria Circo Bonfim, o concurso escolheu três obras de artistas mineiros para ocuparem espaços públicos da cidade até o dia 30 de maio. Josana Matedi produziu o Campo de Espelhos, um conjunto de superfícies refletoras em aço inox, exposto na Praça Rui Barbosa. Por meio das imagens que produz, a escultura provoca uma reflexão sobre o cenário arquitetônico degradado da Praça. Já o projeto Descalços, dos alunos de Comunicação Social, Geografia e Belas-Artes, pretende criar uma relação com os passantes através de 20 pares de sapatos espalhados pelo canteiro central da Avenida Álvares Cabral (Praça da Assembléia, em frente à Rua Matias Cardoso). Fundidos em ferro (foto), os sapatos exprimem as diferentes personalidades de seus donos. A melhor escultura será escolhida pela população, que pode votar na Galeria Circo Bonfim até o dia 27 de maio. A Galeria fica na Rua José Ildeu Gramiscelli, 365 - Bonfim.
Projeto Manuelzão
Os alunos Clara Soares Braga e Rennan Lanna Martins Mafra, do 5º período do curso de Comunicação Social da UFMG, apresentarão, durante a I Semana de Relações Públicas de Santa Catarina, promovida de 31 de maio a 2 de junho pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), o trabalho Diagnóstico de Comunicação do Projeto Manuelzão. Desenvolvida no Laboratório de Relações Públicas Plínio Carneiro (Larp), sob orientação do professor Márcio Simeone, a pesquisa está centrada no mapeamento de públicos e no diagnóstico das situações de comunicação geradas pelo Projeto Manuelzão, iniciativa de ensino e extensão desenvolvida na Universidade que busca revitalizar a bacia do Rio das Velhas.
Exposição de fotos
Natuarte é o título da exposição de fotografias do biólogo Cid Antônio Morais Júnior, do departamento de Biologia do ICB, que ocupará a Galeria Azul da agência campus Pampulha da Caixa Econômica Federal, a partir de 1º de junho. A mostra, que ficará aberta até 30 de junho, reunirá 11 fotos, que abordam a natureza numa perspectiva artística.
Cid Morais começou sua incursão pela fotografia há pouco mais de um ano. Um de seus trabalhos mais recentes, a foto Marcos do Rosário, recebeu menção honrosa no concurso Sesc Mostra Brasil 500 anos, e está exposta no Sesc Venda Nova.
Lingüística aplicada
Estão abertas as inscrições ao concurso que escolherá a capa da Revista Brasileira de Lingüística Aplicada. Publicação da Faculdade de Letras, a Revista publicará artigos científicos, ensaios, resenhas e discussões sobre estudos na área. Os interessados devem entregar seus trabalhos em formato A4, impresso em prancha dura, P&B, e aplicação com redução de cinco centímetros. A arte final deve ser apresentada nos programas Corel 8.0, Photoshop 5.0 ou Quark Xpress. Só serão aceitos trabalhos entregues ou postados até o dia 30 de agosto. É proibida a participação de funcionários ou de professores da Fale. Os trabalhos devem ser encaminhados ao seguinte endereço: Concurso Capa da Revista ALB Faculdade de Letras - Departamento de Letras Anglo Germânicas, 6627, Cep: 31270-901, Belo Horizonte. Mais informações pelo telefone 499-5123 ou pelo e-mail: leag@dedalus.lcc.ufmg.br.