UFMG lidera acesso à Internet entre as universidades federais
Pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil apontou a UFMG como a universidade federal brasileira com o maior número de pon- tos de ligação à Internet, os chamados hosts. São 7.125 máquinas conectadas à Rede. "Isso confirma que os esforços feitos pela Universidade no sentido de disponibilizar computadores para a comunidade universitária obtiveram êxito", avalia o professor Márcio Bunte, assessor de Tecnologia da Informação. Nas contas de Bunte, existem na UFMG cerca de 4,3 usuários para cada computador ligado à Internet.
De acordo com a pesquisa, a UFMG é o nono maior domínio do Brasil, onde o total de hosts supera a casa dos 508 mil. Entre as universidades públicas, ela é a terceira de uma lista liderada pela USP (10.083 pontos de conexão), seguida pela Unicamp (9.498).
Para criar novos serviços através da Internet, a UFMG deve investir cerca de R$ 500 mil nos próximos três meses. Já está em andamento o processo de licitação que vai aumentar a velocidade da rede interna da Universidade (backbone). Hoje, a velocidade de transferência de dados da rede da UFMG varia de 10 a 100 megabits. Depois de concluídas as obras, haverá redes de até 1.000 megabits, um giga. "A partir da ampliação da infra-estrutura, a Universidade passa a contar com serviços de videoconferências e poderá contemplar outros projetos de educação a distância", prevê Márcio Bunte. Segundo ele, em setembro, a rede da UFMG estará no mesmo patamar de velocidade da Internet2, na ordem dos gigabits.
Papel artesanal na EBA faz 20 anos
Página 5
Pós-graduação em Química recebe nota máxima
Página 3