O que pensam os coordenadores de área
Anor Luciano Júnior Música
A abrangência em todas as áreas, camadas e faixas etárias foi o principal mecanismo de definição das oficinas que estamos oferecendo. Há atividades para crianças, adolescentes e pessoas que atuam em educação musical, por exemplo. Mas o grande destaque é mesmo a qualidade de todos os professores, que foram escolhidos em processo bastante criterioso. Eles possuem especialidades, são formados no exterior, têm grande experiência acadêmica e em performance musical e são pessoas que também estão atuantes no mercado de trabalho. Esperamos, com isso, obter trabalhos de alta qualidade e que criem sementes.
Fernando Linares Artes Cênicas
Estivemos particularmente interessados em oferecer aos alunos de Artes Cênicas uma ampla diversidade de escolha. Procuramos contemplar as mais diversas demandas, desde o teatro de rua até oficinas que exploram o uso e a confecção de máscaras. Também nos preocupamos em elaborar uma proposta bastante contemporânea, no sentido de que as oficinas transitassem entre diferentes formas de arte, inter ou intradisciplinares. Com isso, chegamos a uma proposta ousada que avança sobre a aproximação das áreas."
Beatriz Dantas Artes Visuais
Convidamos artistas e fotógrafos que estabelecem diferentes formas de abordar a imagem. Procuramos também dar densidade aos cursos, evitando que eles ficassem no nível simplesmente da informação, porque a questão reflexiva deve sempre ser aguçada. Esse tipo de vivência é muito importante para os alunos, que devem aproveitar ao máximo a relação com os professores. Também nos preocupamos em garantir o máximo aproveitamento das paisagens de Diamantina, que é das mais lindas de Minas Gerais, com uma luz ótima para se trabalhar.
Eliana Lourenço Literatura e Cultura
Estamos enxergando a literatura como uma forma cultural em interação com outras, o que nos possibilita uma área mais aberta, com intensa interdisciplinaridade. A partir desse novo foco, percebemos que as artes não são segmentadas e estão sempre articuladas entre si. Buscaremos a aproximação da literatura com outras manifestações artísticas. Nosso projeto visa também à abertura de espaços para as produções não-canônicas. E essa nossa postura nasceu da convicção de que Diamantina é um grande pólo de produção de literatura. Vamos dar, portanto, um enfoque especial à cultura do Vale.
Mário Zavagli Artes Plásticas
O aluno matriculado em uma das nove oficinas da área de Artes Plásticas estará refletindo sobre o fazer artístico através da ótica da contemporaneidade e produzindo obras que têm como pano de fundo, e mesmo como tema, a cidade de Diamantina e sua cultura. Ao montar o quadro de cursos, levamos em consideração três aspectos de igual relevância. Primeiro, o fato de que, por sua riqueza humana e física, seria muito proveitoso utilizar Diamantina como fonte de inspiração para os artistas. Segundo, de que a arte é extremamente dinâmica e, portanto, precisamos estar acompanhando suas fronteiras. E, por último, que há uma demanda por aprofundamentos conceituais e técnicos. Como resultado, temos tanto oficinas que forçam a arte a aproximar-se da filosofia e da psicologia, por exemplo, quanto aquelas cuja base de trabalho já está consolidada.