Escola integrada envolve alunos da UFMG

Criador do Orkut na UFMG

Um dos grandes sucessos da Internet, o site de relacionamentos Orkut foi tema de palestra ministrada, no último dia 10, pelo seu criador, Orkut Buyukkokten (foto), a cerca de 150 alunos dos cursos de Ciência da Computação, Matemática Computacional e Sistemas de Informação da UFMG.

Na palestra, realizada no Auditório 1 do Icex, Buyukkokten, que nasceu na Turquia há 32 anos e trabalha na gerência de produtos do Google, que administra o Orkut, abordou a criação do site, apresentou estatísticas sobre os usuários, comentou aspectos técnicos de organização e manutenção da informação virtual e respondeu a algumas perguntas de usuários. Buyukkokten contou, ainda, que o site de relacionamentos que leva seu nome surgiu quando era estudante da Universidde de Standford.

“Percebi que os grupos formados no início da vida acadêmica se mantinham até o fim e que não havia muita interação entre pessoas de grupos diferentes. Tive a idéia de criar um espaço onde as pessoas pudessem se conectar e conhecer novos amigos”, revelou.

O site de relacionamento conta com adeptos no mundo inteiro, especialmente no Brasil. Seu fundador não tem uma resposta precisa para o sucesso do orkut no país, mas arriscou uma explicação. “Os brasileiros são muito amigáveis, gostam de se relacionar e fazer novos amigos”, refletiu Buyukkokten.

Seminário de parques tecnológicos

Termina, no dia 23 de abril, o prazo para o envio de trabalhos a serem apresentados no 17o Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, que será realizado de 17 a 21 de setembro, em Belo Horizonte. A organização é da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Os trabalhos podem ser desenvolvidos de acordo com três categorias: artigos completos, comunicação curta e boas práticas, cujos textos selecionados farão parte de uma publicação. O melhor artigo de cada categoria receberá premiação durante o encontro. Os artigos poderão ser enviados para o e-mail: seminarioanprotec@cmeventos.com.br. Mais informações na página www.anprotec.org.br.

Alunos da Direito vencem competição nacional

Pelo terceiro ano consecutivo, alunos do Grupo de Estudos em Direito Internacional dos Direitos Humanos (Gedi-DH), da Faculdade de Direito da UFMG, venceram o Prêmio Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos, promovido pela Secretaria Especial de Direitos Humanos, do Ministério da Justiça.

O concurso tem por objetivo promover o Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos e estimular a participação de universidades brasileiras na Inter-American Moot Court Competition, que se estrutura de forma semelhante às sessões da Corte Interamericana de Direitos Humanos. O concurso consiste na análise dos argumentos de defesa e de contestação de um caso hipotético que, este ano, abordou a aplicação de métodos de tortura em interrogatórios de detentos.

A equipe da UFMG é composta pelos alunos Ana Beatriz Costa Koury, Bruno Martins Soares, Clarissa Bahia Barroso França e Larissa Campos de Oliveira Soares, sob a orientação da advogada Isabel Penido de Campos Machado.

Vencedores na etapa nacional, os alunos do Grupo preparam-se agora para a Inter-American Moot Court Competition, que acontece entre os dias 20 e 25 de maio, na American University (Washington). Devido aos altos custos que envolvem a participação na disputa internacional, as equipes buscam apoio financeiro de empresas e instituições em seus países de origem. Interessados em apoiar o grupo de estudantes da UFMG podem entrar em contato pelo e-mail clarissafranca@gmail.com.

Universidade Nova

O projeto da Universidade Nova, idealizado pelo reitor Naomar Monteiro de Almeida Filho (foto), da Universidade Federal da Bahia, foi discutido no dia 10 de abril em debate que trouxe à UFMG o próprio autor da proposta. “A idéia está sendo debatida em praticamente todas as universidades brasileiras”, comentou o professor Bismarck Vaz da Costa, diretor do ICEx, e responsável pelo convite ao reitor da UFBA.

Segundo Naomar Monteiro, a proposta, cujo nome homenageia o educador Anísio Teixeira, busca combater os principais problemas enfrentados pelo atual modelo: precocidade na escolha do curso universitário, vestibular unificado – “não é lógico ter o mesmo exame para todas as profissões” –, altas taxas de evasão, crescente falta de autonomia da instituição universitária na definição dos currículos e incompatibilidade dos cursos oferecidos no Brasil com os modelos de todos os países de tradição universitária.

A proposta baseia-se na implantação de um regime de ciclos, com a criação de bacharelado interdisciplinar, que ofereceria formação geral durante dois anos. A partir desse ponto, o aluno poderia tornar-se um tecnólogo ou passar para a formação específica, o que exigiria um processo de seleção que poderia ser o exame único para todos os cursos, avaliações seriadas ou avaliação com base no desempenho de trajetórias.