Escola integrada envolve alunos da UFMG

Copeve ganha instalações na Unidade Administrativa III

A Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) está de casa nova. O órgão agora funciona na Unidade Administrativa III, que também abriga o Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp), o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), o Departamento de Administração de Pessoal (DAP) e o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat).

As novas instalações, que ocupam área reformada de 2.500 metros quadrados, custaram cerca de R$ 2,4 milhões, recursos arrecadados pelo próprio Vestibular. A inauguração ocorreu no dia 9 de abril e foi prestigiada pelo reitor Ronaldo Pena, pela vice-reitora Heloísa Starling, pela reitora Ana Lúcia Gazzola (gestão 2002-2006) – atual diretora do Instituto de Educação Superior para América Latina e Caribe da Unesco –, pelo vice-reitor Marcos Borato Viana (gestão 2002-2006) e pelo coordenador-geral da Copeve, professor Marcus Vinícius de Freitas.

Além de ressaltar a importância do novo espaço físico, o professor Marcus Vinícius analisou as reformas gerenciais – empreendidas na atual gestão e nas dos professores Ana Lúcia Gazzola e Francisco César de Sá Barreto – que tornaram a Copeve mais eficiente e preparada para atingir seus três grandes objetivos: ampliar o acesso de alunos à UFMG, combater a seletividade social e estimular a renovação dos modelos de conhecimento. “A Copeve realiza trabalho de referência nacional”, afirmou o professor, ao lembrar que a Comissão coordena os processos seletivos do Colégio Técnico (Coltec) e da Universidade Federal do Tocantins.

Apreço

Reitora da UFMG na gestão 2002/2006, Ana Lúcia Gazzola comentou sua felicidade ao ver a continuidade de projetos importantes para Universidade. Ela também agradeceu o gesto do reitor Ronaldo Pena e da vice-reitora, Heloísa Starling, que esperaram sua visita ao Brasil para a inauguração das novas instalações da Copeve. “Estou profundamente honrada”, disse, ao relembrar o “enorme apreço” que nutre pela Comissão Permanente do Vestibular.

Na solenidade, o reitor Ronaldo Pena falou de sua alegria em concretizar espaços para atividades acadêmicas, ressaltando a qualidade do trabalho executado pelo Departamento de Planejamento Físico e Obras (DPFO). O reitor também ressaltou os desafios que aguardam a UFMG, principalmente os relacionados aos projetos de educação a distância. “A Universidade é um corpo vivo em evolução”, completou.