Creche completa um ano de municipalização e abre inscrições para 2008
Meu filho está muito bem cuidado, os momentos de sono e brincadeiras são respeitados e ele sempre chega em casa feliz, relatando as atividades que fez durante o dia. Tenho muita tranqüilidade em deixá-lo nessa creche e quero isso para minha filha de quatro meses também”. O depoimento da professora da Faculdade de Educação (FaE) Carmem Lúcia Eiterer, sobre a experiência vivida por seu filho de três anos na Unidade Municipal de Ensino Infantil (Umei) Alaíde Lisboa, é o retrato fiel da qualidade de atendimento dispensada aos pequenos “alunos” da creche. Localizada no campus Pampulha, a instituição foi municipalizada há um ano e atende hoje, gratuitamente, cerca de 300 crianças de zero a cinco anos de idade.
Uma das qualidades no trabalho da Unidade ressaltada por Carmem Eiterer é a manutenção do diálogo com os pais: “Uma instituição pública deve ser um espaço democrático, e na creche há diálogo constante entre pais, professores e alunos.” filho no local pela proximidade que mantém com ele, como para exercer o direito à escola pública de qualidade.
Até dezembro de 2006, como instalações de creche abrigadas ou Centro de Desenvolvimento da Criança (CDC), geradas por associação de usuários. Após a decisão do Conselho Universitário da UFMG, ela foi municipalizada. Acordo firmado entre a Universidade e a Prefeitura de Belo Horizonte garante metade das vagas para a comunidade universitária. As inscrições para 2008 já estão abertas e vão até o dia 30 de novembro.
Segundo Edir Rosa Pains Silva, responsável pela Umei Alaíde Lisboa, há diferenças entre um Umei instalado na UFMG e outras da rede municipal. “Permitir que a rede atenda crianças de zero a dois anos. Aqui, atendemos zero a cinco. Além disso, temos o dobro de berços de uma unidade normal. ”
Uma equipe de creche é composta por 69 educadores e quatro integrantes de coordenação. Além disso, outros 17 funcionários exercem funções administrativas e de apoio. “A nossa equipe é grande, pois quase todas as crianças são atendidas em horário integral”, comenta Edir Silva.
Foca Lisboa |
![]() |
Edir Silva: atendimento diferenciado na Umei do campus Pampulha
|
Integração
A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e o Núcleo de Estudos de Infância e Educação Infantil (Nepei), da FaE, são parceiros da Prefeitura de Administração da Umei Alaíde Lisboa. O trabalho iniciado no início de 2007 e hoje os professores de diversas unidades da UFMG desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão na creche.
Além disso, foi criado o Núcleo de Articulação Umei Alaíde Lisboa / UFMG. Composto por representantes do Proex, do Nepei, da Secretaria Municipal de Educação e dos Pais das Crianças, o núcleo se reúne mensalmente, com o objetivo de discutir, propor e articular os requisitos de aplicação, e aproveitar as atividades utilizadas.
A equipe também é responsável pela discussão e elaboração do projeto político-pedagógico da Umei, por meio do qual é feita sua gestão e organização administrativo-pedagógica. Segundo Edir Silva, a parceria estabelecida com a UFMG enriqueceu bastante esse processo. “O diálogo com a Universidade nos possibilita oferecer formação contínua à nossa equipe e melhorar cada vez mais o atendimento às crianças.”
Para a funcionária da Proex Fátima Salles, integrante do Núcleo Articulador, esse trabalho garante ainda o desenvolvimento dos que freqüentam a creche. “Cuidamos e educamos as crianças, contribuindo para sua formação cultural como sujeitos autônomos, cooperativos, críticos, participativos, curiosos e questionadores”, reflete.
Para ela, a linha de trabalho adotada tem investido na educação permeada pela afetividade, respeito e desafios. “As crianças aprendem a cuidar de si mesmas, do outro e da natureza”, diz. E completa: “Elas descobrem e reinventam o mundo, interagindo e se comunicando por meio de múltiplas linguagens."
Jornalista da Pró-Reitoria de Extensão
Vagas reservadas para a UFMG serão sorteadas
Até o dia 30 de novembro, a creche Alaíde Lisboa receberá inscrições para o ano de 2008. As vagas disponíveis para a UFMG serão sorteadas para cada faixa etária. Podem concorrer filhos ou crianças sob guarda legal, de professores, servidores, técnicos e administrativos e estudantes da UFMG. O número de vagas será divulgado ainda esta semana na página eletrônica da Proex.As inscrições devem ser feitas na Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), localizada no prédio da Biblioteca Central, com entrada na portaria da lateral direita do prédio. O atendimento vai das 9 às 17 horas. Para realizar o cadastro, é necessário apresentar a certidão de nascimento da criança e documento que comprove o vínculo de pelo menos um dos pais com a UFMG. Não há cobrança de taxa de inscrição.
O sorteio de vagas ocorrerá no dia 3 de dezembro, às 18h30, no auditório da Reitoria. Mais informações na página www.ufmg.br/proex ou pelo telefone (31) 3409-4191.