GUERRA e PAZ no Brasil

Festa dos estudantes

Alunos de graduação e do ensino médio terão seu encontro anual na UFMG entre 18 e 22 de outubro.

Uma grande festa que tem os alunos como protagonistas. A definição do professor João Antônio de Paula, pró-reitor de Extensão, cai como luva para a  UFMG Conhecimento e Cultura , evento que envolve toda a Instituição e deve reunir cerca de 10 mil pessoas entre 18 e 22 de outubro, nos campi da Pampulha, Saúde e Montes Claros.

A SEMANA EM NÚMEROS

Extensão
464 trabalhos
Fafich, 18/10 - 121 apresentações
Faculdade de Odontologia, 19/10 - 168
ICEx, 20/10 - 81
ICA (Montes Claros), 19/10 - 94

Pesquisa
1.653 trabalhos
de 18 a 20/10 - em todas as unidades

Graduação
212 projetos
Cerca de mil bolsistas 
UFMG
- Escolas Públicas e Jovens - 52
• rede pública - 43
• rede particular - 9

Trabalhos - 139
• rede pública - 120
• rede particular - 19

Provoc
65 trabalhos
134 bolsistas

As aulas ocorrem normalmente - portanto, não podem ser marcadas provas na semana do evento. A abertura será no auditório da Reitoria, na próxima segunda-feira, dia 18, às 9h, com a conferência do professor Luis Carlos Molion, do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal de Alagoas. O tema será Mudanças climáticas e energias renováveis.

Realizado todos os anos, ou evento se destina a divulgar, interna e externamente, os trabalhos realizados em diversos cursos. Este ano, a UFMG Conhecimento e Cultura da Inglaterra, a XIX Semana de Iniciação Científica, a XIV Semana de Graduação, o XIII Encontro de Extensão, a XI UFMG Jovem, a IV Feira de Ciência da Educação Básica (Feceb-MG) e o VI Seminário do Provoc na UFMG. Os dois últimos são voltados para alunos do ensino médio.

Uma das novidades para 2010 será uma descentralização das atividades. Se tradicionalmente, as apresentações de iniciação científica eram como únicas em ocupar diversas unidades, este ano os trabalhos de graduação e extensão, que se concentravam na Praça de Serviços, mostrados no ICB, na Face, na Faculdade de Engenharia (sedes da graduação), no ICEx, na Odontologia e na Fafich (sedes da extensão).

Banners e prêmios

Os alunos da UFMG, selecionados por edições editadas, vão exportar seus trabalhos em banners e serão usados por professores e coordenadores (e por pesquisadores de outras instituições, no caso de iniciação científica, segundo regras do CNPq). Os melhores serviços de passar por nova avaliação em uma segunda fase, e os vencedores serão presos na cerimônia de encerramento no Auditório da Vitória, com informações do presidente da Comissão Organizadora do Evento, professora Carmela Polito Braga.

No caso da graduação, segundo a pró-reitora Antonia Vitória Aranha, haverá mais de mil bolsistas envolvidos em atividades, o que significa um crescimento de cerca de 25% em relação a 2009, principalmente nos bolsas de monitor e programa Pró-Noturno .

Para o pró-reitor de Pesquisa, professor Renato de Lima Santos, a participação da iniciação científica é mais uma demonstração da consolidação da atividade na UFMG. “O evento valoriza vocações e o interesse dos alunos. Os estudantes de mestrado e doutorado têm geralmente ótima base de iniciação científica”, revela o pró-reitor, ele mesmo bolsista na primeira edição do evento.

Cultura e sustentabilidade

A “grande festa” da próxima semana inclui uma série de apresentações de cultura e arte, como o show de Mônica Salmaso, Nelson Ayres e Teco Cardoso que integra o programa Sentimentos do Mundo. Além disso, a produção audiovisual da comunidade será exibida diariamente, às 17h30, no auditório da Biblioteca Central, em edições especiais do Cine 0800. E a parede externa do prédio da Face servirá de tela para projeções de arte digital, sob coordenação do professor da Escola de Belas-Artes Chico Marinho. “Será um grande painel para exibir obras de professores e alunos da Universidade”, anuncia João Antonio de Paula.

O evento abriga este ano, em 21 de outubro, ao longo de 10 horas, o Dia da Cultura Livre na UFMG, que divulga movimentos que buscam a socialização do conhecimento. A ideia é viabilizar a interação de projetos sociais e educativos, comunidades de software livre e pessoas interessadas em temas como ensino a distância, direitos autorais e liberdade na rede. A iniciativa, do grupo Texto Livre, programa de suporte à documentação em software livre, vai ocupar espaços da Faculdade de Letras.

Integrante da programação da VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, iniciativa do governo federal, o UFMG Conhecimento e Cultura valoriza a temática do evento e promove o Seminário Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável, nos dias 21 e 22, na Face. Os debates vão contemplar as relações do tema central com mudanças climáticas na Amazônia, grandes biomas brasileiros, degradação da Mata Atlântica, biotecnologia e políticas públicas. A promoção é da Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, vinculada à Pró-reitoria de Extensão.

Itamar Rigueira Jr.