BH sedia conferência internacional sobre saúde urbana

Saúde nas cidades

Medicina sedia congresso e conferência relacionados à promoção da saúde.

Aproximadamente 85% da população mundial vive em áreas urbanas até 2050, segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS). O Brasil praticamente já atingiu esse índice em 2010, de acordo com o censo do IBGE. Nesse cenário, problemas como violência, poluição, trânsito, estresse social e mudanças climáticas se colocam como desafios para a saúde urbana. Ao mesmo tempo, a promoção da saúde passa a exigir a participação não apenas dos profissionais da área, mas também de diversos setores sociais.

2º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG

Com uma proposta de discussão aprofundada sobre essas questões, o 2º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG será realizado de 2 a 5 de novembro, no Minascentro. Simultaneamente, acontece a 10ª Conferência Internacional de Saúde Urbana (ICUH 2011), entre os dias 1 e 4 de novembro, no mesmo local. Os dois eventos integram como comemorações do Centenário da Unidade.

O tema geral do Congresso é Políticas de promoção da saúde, dividido em sete eixos, que abrangem as políticas aplicadas pelos governos, pelas organizações, empresas de saúde suplementares, universidades e mídia, além das iniciativas dos indivíduos em favor da saúde. O destaque é o eixo “Políticas urbanas de promoção da saúde”, que abrange o ICUH 2011.

A Conferência é inédita na América Latina. A escolha do Brasil para sediar o principal fórum mundial sobre saúde urbana é justificada pela professora Waleska Teixeira Caiaffa, coordenadora do eixo e da Conferência. “O Brasil é sempre mencionado pelo sucesso das experiências de gestão democrática no planejamento e execução de políticas públicas na área”, afirma, destacando que o SUS é considerado uma iniciativa bem-sucedida, apesar de o país também ser caracterizado pela desigualdade no acesso à saúde.

ICUH 2011

O tema da ICUH 2011 é apenas Ações de saúde urbana direcionadas à equidade. A cidade de Belo Horizonte receberá um modelo de governança e gerenciamento participativo. A programação inclui visitas guiadas às áreas de diversos programas municipais, como Projeto Vila Viva, Orçamento Participativo, BH Cidadania, Academias da Cidade, entre outros.

Alessandra Ribeiro.