Doce Veneno

Laços reforçados

UFMG firma acordo de intercâmbio com universidade da região de Paris e amplia sua tradição de cooperação com a França

O reitor Jaime Ramírez, assinou, no último dia 10, acordo de intercâmbio com a Université Paris-Est Créteil Val-de-Marne (Upec), localizada no entorno de Paris. A delegação francesa também se reuniu com pesquisadores da Universidade, nas áreas de ciência da computação, química, administração, história e saneamento, meio ambiente e recursos hídricos.

A vice-reitora para Assuntos Internacionais, Claire Sotinel, disse que a Upec tem priorizado pesquisas que associam diversas disciplinas e que a expectativa é encontrar parcerias efetivas na UFMG. "Estamos nos aproximando do Brasil, e esta Universidade é uma das mais importantes do país", disse a dirigente.

Depois de lembrar a longa história de cooperação com a França, Jaime Ramírez informou que a UFMG tem avançado em áreas como a dupla diplomação, na graduação e na pós. "Sabemos que a Upec é uma universidade jovem e que ostenta elevados índices de qualidade", observou o reitor. Ele atendeu à curiosidade dos franceses sobre temas como assistência estudantil e a relação entre teoria e prática no ensino da UFMG.

Ciente do interesse da Upec na internacionalização, Ramírez enfatizou que a UFMG trabalha para ampliar e estreitar laços com universidades estrangeiras. "Como instituição pública, temos o compromisso de buscar exemplos de outros países para a elaboração de políticas públicas e consideramos que também é nosso papel contribuir para o aperfeiçoamento das relações diplomáticas", disse o reitor.

Maior universidade multidisciplinar da região de Ile-de-France, a Upec foi fundada em 1970. Tem 30 mil alunos e 31 centros de pesquisa, que se beneficiam de mais de 250 acordos de cooperação internacional, e conta com recursos governamentais e da União Europeia. A Upec recebe todos os anos cerca de três mil estudantes estrangeiros, aos quais oferece cursos de francês, atendimento de saúde e apoio para acomodação.

[Versão resumida da matéria publicada no Portal UFMG, seção Notícias da UFMG, no dia 10 de novembro]