UFMG contra o Aedes

Iniciação júnior

Alunos de ensino médio de escolas públicas vão concorrer a bolsas de iniciação científica júnior na UFMG, em todas as áreas do conhecimento. As bolsas, no valor de R$ 150 e com duração de 12 meses, são oferecidas pela Fapemig.

Participam da seleção estudantes do Colégio Técnico da UFMG (Coltec), da ­Escola Estadual Pedro II, do Colégio Militar e da Escola Estadual Governador Milton Campos (Estadual Central). Cerca de 200 jovens estiveram no campus Pampulha, no último dia 1º, para conhecer os 63 projetos envolvidos no programa.

Vagas no Ars Nova

O Ars Nova – Coral da UFMG abriu processo de seleção para preencher três vagas do naipe tenor e uma do naipe contralto.

As inscrições deverão ser feitas até dia 17 de março, no Centro de Extensão da Escola de Música, no campus Pampulha. Os candidatos deverão apresentar biografia resumida, com ênfase em sua experiência vocal (incluindo atividade atual), e carta de intenções, na qual deverão descrever a motivação para sua inscrição e o tipo de repertório a que se dedica. O atendimento é feito das 10h às 12h e das 13h às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3409-8316 e 3409-4715, e consulte aqui o edital.

Convivência nas moradias

A Fundação Universitária Mendes ­Pimentel (Fump) está selecionando propostas para o Projeto de Convivência das Moradias Universitárias da UFMG em Belo Horizonte e em Montes Claros. O objetivo é definir atividades que serão realizadas ao longo do ano para os estudantes ­residentes.

A participação é aberta a alunos de graduação e pós-graduação presenciais e servidores técnico-administrativos em educação e docentes da Universidade. As propostas devem estar relacionadas às áreas de artes, tecnologias, esportes, grupos de estudos e atividades, jogos, festividades, saúde, gastronomia e nutrição. Serão financiados, com até R$ 1mil, cinco projetos em Belo Horizonte e até dois em Montes Claros.

As propostas deverão ser encaminhadas até sexta-feira, 11 de março, para o e-mail convivencia@fump.ufmg.br.

Livro universitário

De 15 a 17 de março, a ­Editora UFMG vai realizar a sétima edição da Feira Universitária do Livro. O evento reunirá, na Praça de Serviços do campus Pampulha, 25 editoras de todo o país, que venderão títulos com descontos de até 50% em relação ao preço de capa.

Participam desta edição Autêntica, C/Arte, Contexto, Companhia das Letras, Centauro, Contraponto, Edusp, Editora 34, Editora Nandyala, Exitus, Expressão Popular, Fino Traço, Intersaberes, Lexicon, LPM, Martins Fontes, Miguilin, ­Oficina de Textos, PUC Minas, Revan, Unesp, Senac, Unicamp, Zahar e a própria Editora UFMG. A feira ficará aberta ao público das 9h às 19h.

Feira reunirá 25 editoras brasileiras no campus Pampulha
Feira reunirá 25 editoras brasileiras no campus Pampulha Foca Lisboa / UFMG

UFMG jovem

Escolas privadas e da rede pública de ensino de Minas Gerais podem inscrever, até 29 de agosto, propostas de trabalhos de relevância técnico-científica, social e cultural para serem apresentados na 17ª UFMG Jovem. A feira será realizada de 15 a 17 de setembro, na Praça de Serviços do campus Pampulha. O tema é Leguminosas, camelídeos e entendimento global.

Os trabalhos devem ser elaborados e desenvolvidos em conjunto por alunos e professores. No formato de mostra, as apresentações poderão utilizar maquetes, cartazes, pôsteres, experimentos didáticos, resultados de trabalhos investigativos, protótipos e outros recursos. Cinquenta trabalhos serão selecionados, nas categorias ensino fundamental e ensino médio, por comissão de professores da UFMG. Outras informações estão disponíveis na página da Diretoria de Divulgação Científica.

Formação em docência

Estão abertas as inscrições para o 7º Percurso Formativo em Docência do Ensino Superior, destinado a professores e alunos de pós-graduação stricto sensu da UFMG. O objetivo dos percursos, oferecidos pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ), da Prograd, é aprimorar a prática pedagógica com base nos desafios concretos vivenciados pelo corpo docente e na abordagem de estratégias que consolidem as habilidades didáticas necessárias.

Semipresencial, com duração de 60 horas e 120 vagas, o Percurso Formativo introduz temas inovadores por meio de atendimentos individuais, fóruns de discussão on-line, elaboração de planos de ação, seminários e oficinas. A aula inaugural será em 18 de março, e os seminários de encerramento ocorrerão nos dias 16 e 17 de junho. As inscrições devem ser feitas no site do GIZ.

Rede BRICS

Com propostas nas áreas de Ciência da Computação e Segurança da Informação, Economia e Recursos Hídricos e Tratamento da Poluição, a UFMG é a universidade brasileira com maior número de programas de pós-graduação selecionados para integrar a Universidade em Rede do bloco Brics (Brics Network University – Brics NU).

Doze propostas foram aprovadas em edital aberto no ano passado pelo Ministério da Educação. Todas foram apresentadas por programas de pós-graduação de excelência – notas 6 ou 7 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado da seleção foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 1º de março.

A seleção contemplava seis grandes áreas: Ciência da Computação e Segurança da Informação, Ecologia e Mudanças Climáticas, Economia, Energia, Estudos dos Brics e Recursos Hídricos e Tratamento da Poluição.