Em condições extremas

Identificação única

Carteira dá acesso a restaurantes, bibliotecas e outras instalações e serviços

Alunos, professores e servidores técnico-administrativos têm recebido, desde meados do semestre passado, a carteira única, identidade que oferece, gradativamente, acesso ao acervo das 25 bibliotecas, aos ­restaurantes universitários, ao Centro Esportivo Universitário (CEU) e aos demais prédios da UFMG. Com a identidade única, comenta Tarcísio Mauro Vago, pró-reitor de Assuntos Estudantis, “evita-se a existência de três ou quatro documentos diferentes, um para cada lugar”. O sistema de controle de acesso abrange identificação, permissão e registro de entrada e de saída de pessoas e veículos no âmbito das unidades acadêmicas e administrativas da Universidade.

Para liberar a carteira para utilização via código de barras, inclusive no bandejão, o integrante da comunidade acadêmica deve acessar o portal Minha UFMG (https://sistemas.ufmg.br) e clicar em Sistema de controle de acesso aos espaços físicos. A partir do link Clique aqui para acessar seu crachá, na próxima tela, há a opção de desbloqueio. Nessa mesma área, também é possível bloquear o cartão em caso de perda ou roubo ou solicitar a segunda via. A carteira dos menores aprendizes da Cruz Vermelha e de prestadores de serviços contratados via empresas terceirizadas não precisa ser desbloqueada.

Emissão

Estudantes de educação básica, profissional e de graduação não precisam solicitar a emissão da carteira, que será automaticamente entregue nas respectivas unidades acadêmicas, após o registro acadêmico. A carteira única dos calouros deste semestre começará a ser entregue na segunda quinzena de abril. Alunos de pós-graduação receberão Crachá de Identificação Estudantil, mediante cadastro, com apresentação de documento de identidade, CPF e comprovante de matrícula, na Central de Controle de Acesso (loja 26, 2º andar da Praça de Serviços do campus Pampulha), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Carteira única
Carteira única UFMG

Servidores docentes e técnico-administrativos do quadro ativo receberão a Carteira de Identidade Funcional. Funcionários contratados por fundações ou empresas terceirizadas, menores aprendizes da Cruz Vermelha e estagiários de outras instituições de ensino receberão o Crachá de Identificação. Também terão Crachá de Identificação alunos de disciplinas isoladas, servidores da Advocacia-Geral da União (AGU), ex-servidores voluntários, professores eméritos e pesquisadores – para essas categorias, a emissão do documento ainda não teve início. No ato de cadastro, na Central de Controle de Acesso, servidores do quadro e prestadores de serviço devem apresentar contracheque, e menores aprendizes, declaração emitida pelo Departamento de Recursos Humanos da Pró-reitoria de Recursos Humanos.

Em caso de perda ou extravio, a solicitação da segunda via deverá ser feita pelo portal Minha ufmg para as categorias de estudantes, servidores, contratados via fundações. As demais categorias devem solicitar a segunda via pelo endereço eletrônico acesso@pra.ufmg.br.