Arquitetura da loucura

Acontece

Cenário político 

Neste sábado, 16, às 11h, os ­professores Manoel Santos e Bruno Reis, do Departamento de Ciência Política da Fafich, discutem o tema O que vem por aí na política?, em nova edição do projeto Café Controverso, na cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700). A entrada é gratuita.

Manoel Santos falará sobre a possibilidade de completa desestruturação do sistema partidário brasileiro, como consequência negativa do processo de investigações, e Bruno Reis pretende questionar as formas de combate à corrupção. Ele alerta que, ao contrário do que muitos pensam, a corrupção não será eliminada com o fim dos partidos. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8350 e no site

‘Rotas de signos’

De 29 de junho a 1º de julho, a ­Associação das Universidades de Língua Portuguesa (Aulp) vai realizar seu 26º Encontro, na Universidade Nacional de Timor Lorosa’e, em Díli, capital do ­Timor Leste. O encontro terá como tema Rotas de signos: mobilidade acadêmica e globalização no espaço da CPLP e Macau. Pesquisadores e estudantes podem enviar resumos até 20 de maio, e inscrições individuais para participação deverão ser feitas até 30 de maio, pelo e-mail aulp@aulp.org. Mais informações estão disponíveis no site.

Concurso de fotografia

Estudantes da graduação e pós-graduação da Escola de Enfermagem podem se inscrever, até 29 de abril, no concurso de fotografia Enfermagem em um click, que vai selecionar imagens que promovam reflexão sobre as representações da Enfermagem. O julgamento vai considerar aspectos artísticos e estéticos, adequação ao tema proposto, valorização de aspectos científicos e técnicas fotográficas.

O vencedor receberá exemplar da primeira edição do Blackbook Enfermagem, livro de professores, doutorandos e mestrandos da Escola. Mais informações podem ser obtidas no site ou pelo telefone (31) 3409-9883.

Filosofia na praça

Ilustração da Praça da Liberdade em Belo Horizonte
Ilustração da Praça da Liberdade em Belo Horizonte Lucas Braga

O Projeto Filosofia na Praça, que promove cursos no Espaço do ­Conhecimento UFMG, realiza novos módulos nos próximos meses, sempre às quartas-feiras, das 19h30 às 21h. É possível assistir a módulos isolados ou ao curso completo, promovido pelo Departamento de Filosofia. Em maio, o professor Helton Adverse abordará o tema Decifra-me ou devoro-te: a cidade, o saber e o poder, nos dias 4, 11, 18 e 25, com base na leitura da peça Édipo rei, de Sófocles. A proposta do curso é examinar elementos da vida política, em especial a natureza do poder e sua relação com o conhecimento. O último módulo, que ocorrerá em junho, será conduzido pelo professor João Antonio de Paula, do Departamento de Ciências Econômicas, com o tema O capital contra a cidade.

Interessados em participar do módulo de abril, que teve início no último dia 6, ainda podem acompanhar a programação As cidades da cidade, nos dias 13, 20 e 27, com o professor Carlos Antônio Leite Brandão, do Departamento de Análise Crítica e Histórica da Arquitetura e do Urbanismo. Mais informações podem ser obtidas no site e pelo telefone (31) 3409-4220.

Praça da estação

O arquiteto e professor da UFMG Flávio de Lemos Carsalade lança no sábado, 16, na capital, o livro Estação em Movimento – A história da Praça da Estação em Belo Horizonte.

De forma poética, o autor constrói um cenário no qual prédios e monumentos da Praça, localizada na região central da cidade, são narradores da própria história. Fotos, ilustrações e documentos compõem a obra, que apresenta estátuas, a Casa do Conde de Santa Marinha, a antiga Escola de Engenharia da UFMG, a Estação Central, o Sul América Hotel, o Monumento à Civilização Mineira, o edifício-sede da RFFSA, o Hotel Itatiaia, a Serraria Souza Pinto, o Edifício Central e os viadutos de Santa Tereza e da Floresta.

O livro, publicado pelo Instituto João Ayres, tem 176 páginas e preço de capa de R$ 80. O evento de lançamento será das 10h às 12h30, no Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174, Centro).

Moda e caligrafia

A Escola de Belas Artes oferece cursos de moda e de caligrafia para alunos com idade a partir de 16 anos. O curso de Alfaiataria, que será realizado às terças e quintas-feiras, das 14h às 18h, recebe inscrições até 2 de maio. O de Corsetmaker, com matrículas até 13 de maio, vai capacitar estudantes com ensino médio concluído ou em andamento a confeccionar corsets (espartilhos), em aulas aos sábados, das 8h às 17h. Até 10 de maio, também estão abertas as inscrições para o curso Visual merchandising para o varejo de moda, que ensina como elaborar planejamento estratégico com a aplicação de ferramentas de valorização dos produtos e das marcas. O curso será realizado às segundas e quartas-feiras, das 17h às 18h40. Para o curso de Caligrafia, as matrículas permanecem abertas até 27 de abril, e as aulas serão realizadas às quintas-feiras, das 19h às 22h.