Ciência em quadrinhos

Acontece

Pós em inovação tecnológica

O doutorado em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica está selecionando candidatos para preenchimento de 15 vagas, com ingresso no segundo semestre letivo deste ano. Serão contempladas duas áreas de concentração: Inovação Biofarmacêutica e Biotecnológica e Gestão da Inovação, Propriedade Intelectual e Empreendedorismo. Os candidatos têm até 17 de junho para efetuar a inscrição na secretaria do curso, por meio de submissão de documentos. Também serão aceitas inscrições encaminhadas pelos Correios, com data de postagem até 13 de junho. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail dout-inovacao@qui.ufmg.br e na página.

Cartografia

Estão abertas as inscrições de trabalhos para evento sobre cartografia histórica, que será realizado de 26 a 28 outubro, no Centro de Referência em Cartografia Histórica, localizado no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. Destinado a estudantes, professores e pesquisadores da área e de cursos como geologia, economia, geografia e história, o 3º Simpósio Brasileiro de Cartografia Histórica reunirá especialistas para discussão dos seguintes temas: cartografia dos viajantes e dos limites; cartografia urbana, costeira e indígena; história da geodésia e da cartografia.

Interessados devem se inscrever até o dia 15 de junho, pelo e-mail crch@ufmg.br.

Registro acadêmico

Candidatos já convocados na primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) UFMG 2016 e que efetuaram o seu pré-registro acadêmico on-line deverão realizar, de 25 a 27 de julho, registro acadêmico definitivo presencial e matrícula para o segundo período letivo. Os estudantes devem comparecer à UFMG para apresentar documentação e realizar os procedimentos presenciais, conforme escala de atendimento e instruções que serão divulgadas pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), a partir do dia 21 de julho, na página Sisu/UFMG.

“Perderá o direito à vaga o candidato que não apresentar a documentação para efetivar seu registro acadêmico definitivo na UFMG nas datas previstas”, informa Daniele Zárate, diretora do DRCA. Segundo ela, será divulgada, no dia 30 de junho, a sétima chamada da lista de espera da primeira edição de 2016 para ingresso no segundo período letivo deste ano.

Ars nova premiado

O Ars Nova-Coral da UFMG recebeu, no último dia 16, o Troféu JK de Cultura e Desenvolvimento de Minas Gerais, promovido pelo Mercado Comum – publicação especializada em economia, finanças e negócios – em parceria com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). O Ars Nova venceu na categoria Música coral.

“Após apenas três anos de reativação do coro, sermos agraciados com o Troféu JK reafirma que estamos no caminho certo, o caminho de fazer música de qualidade e compartilhá-la com as pessoas”, afirmou a maestrina Iara Fricke Matte. Criado em 1959, o Ars Nova é o coral brasileiro em atividade mais premiado dentro e fora do país.

Regido por Iara Matte (primeira à esquerda), Ars Nova venceu na categoria Música coral
Regido por Iara Matte (primeira à esquerda), Ars Nova venceu na categoria Música coral Foca Lisboa / UFMG

Assuntos estudantis

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) prorrogou o prazo para recebimento de projetos (acadêmicos e de ações afirmativas) de estudantes de graduação. As propostas podem ser encaminhadas até a próxima segunda-feira, 30 de maio, às 23h59. A submissão deve ser feita exclusivamente pelos e-mails sadm@prae.ufmg.br e chamadaspraeufmg@gmail.com. É a primeira vez que a UFMG, por meio da Prae, vai financiar projetos propostos diretamente por estudantes.

As propostas de atividades de ação afirmativa financiáveis na chamada incluem campanha de difusão cultural, ciclo de estudos, exposição, mesa-redonda, simpósio e similares, que devem ser realizados obrigatoriamente no âmbito da UFMG. As ações devem promover o combate a desigualdades e garantir o princípio de equidade de direitos aos estudantes, para enfrentar ações discriminatórias como racismo, homofobia e machismo. Informações detalhadas estão disponíveis nos editais Ações afirmativas (https://goo.gl/IE1eV2) e Projetos acadêmicos.

Educação física e diversidade

A relação da educação física escolar com a diversidade cultural é o tema de seminário que será realizado, de 1º a 3 de junho, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO). O evento, iniciativa do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Física Escolar (ProEFE), oferece 200 vagas, e as inscrições deverão ser feitas até 30 de maio, no site da Fundep.

Pesquisadores da UFMG e de instituições como Unicamp e PUC Minas vão abordar questões das áreas étnico-racial, de gênero e sexualidade e da educação inclusiva. Segundo o professor José Ângelo Gariglio, coordenador do ProEFE, os desafios da educação física são específicos. “Nas aulas, o corpo se evidencia de forma mais intensa. Os professores devem aprofundar sua compreensão e estar cada vez mais bem preparados para lidar com isso.” Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail viiseminarioproefe2016@gmail.com.