Assistência em pauta

Assistência alcança quase 60% do corpo discente

Em 2015, a UFMG atendeu, nas diversas modalidades da assistência estudantil, 18.524 alunos, o que corresponde a 57,2% dos 32.384 matriculados em seus cursos de graduação. As bolsas são distribuídas em três modalidades: assistência com foco na formação profissional especializada na perspectiva laboratorial, ações afirmativas e apoio a alunos dos cursos noturnos para que se dediquem exclusivamente à graduação. As bolsas têm duração de 10 e de 12 meses.

Tais programas são financiados, na maior parte, pelo Plano de Assistência Estudantil (Pnaes), do Ministério da Educação, que em 2015 repassou à UFMG R$ 35,8 milhões. Além disso, a Universidade destina recursos próprios para bolsas e programas. Em 2015, aplicou R$ 1,4 milhão – valor 24,6% superior ao do ano anterior – que beneficiou 336 estudantes.

Há ainda recursos provenientes de doações destinados a bolsas de apadrinhamento. No ano passado, foram arrecadados pouco mais de R$ 200 mil, que beneficiaram 352 estudantes.

Bolsas gerenciadas pela Fump

Bolsa Auxílio Transporte
Valor mensal: R$ 150
Público: estudantes classificados socioeconomicamente pela Fump nos níveis I, II e III que residem na Região Metropolitana de Belo Horizonte ou em Montes Claros.

Bolsa Auxílio Moradia
Valor mensal: R$ 500
Público: estudantes de graduação inscritos no Programa Permanente de Moradia Universitária classificados nos níveis I, II e III.
O objetivo é auxiliar na manutenção de despesas com moradia, pagamento de república ou pensão, enquanto aguardam seleção de vagas do Programa.

Bolsa de Manutenção Baeta Vianna
Valor mensal: R$ 300 (integral) e R$ 180 para custeio de despesas acadêmicas
Público: classificados nos níveis II ou III, em sua primeira graduação, em situação de vulnerabilidade social e risco de evasão acadêmica.

Bolsa de Manutenção Bernardo Álvares
Valor mensal: R$ 400  e R$ 200
Público: estudantes de graduação e do Colégio Técnico (Coltec), classificados no nível I, com bom desempenho acadêmico, situação de vulnerabilidade social e risco de evasão acadêmica.

Bolsa de Acesso ao Livro Bernardo Álvares
Auxílio financeiro complementar para a aquisição de livros acadêmicos.
Valor: R$ 150 por semestre
Público: classificados no nível I com mérito no desempenho acadêmico.

Bolsa de Acesso a Material Acadêmico
Valores: bolsa única de R$ 400, R$ 300 e R$ 200, para classificados nos níveis I, II e III, nessa ordem. Estudantes do terceiro período de Odontologia, classificados pela Fump nos níveis I, II e III, nessa ordem de prioridade, recebem R$ 1 mil.

Bolsa Apadrinhamento
Mantida com doações de ex-alunos da UFMG, destina-se a estudantes de primeira graduação, classificados no nível I, com bom desempenho acadêmico.

Bolsa de Formação Profissional Complementar
Bolsa de estágio oferecida pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos e pelo Hospital das Clínicas, operacionalizada pela Fump.
Valor mensal: R$ 550 para carga horária de 20 horas semanais, acrescido de R$ 132 mensais como auxílio locomoção.

Bolsa de Complementação Educacional
Bolsas de estágios oferecidas aos estudantes de graduação de cursos presenciais, prioritariamente os assistidos pela Fump, por meio de parcerias com instituições públicas e privadas. O valor da bolsa e do auxílio transporte e a carga horária (máxima de 20 horas semanais) são determinados pela instituição parceira, atendendo a legislação de estágio em vigor.

Ensino médio
Bolsa Teatro Universitário e Bolsa Kit Coltec: apoio financeiro mensal, destinado a estudantes regularmente matriculados no ensino técnico do Teatro Universitário ou no Coltec, classificados nos níveis I, II ou III, que apresentem situação de vulnerabilidade social e risco de evasão escolar.

Bolsas gerenciadas pela Pró-reitoria de Graduação
Programa de Monitoria de Graduação
Pronoturno
Programa de Educação Tutorial
Programa de Monitoria no Ensino Técnico
Imersão à Docência
Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional
Programa de Mobilidade Intercampi da UFMG
Bolsas de Mobilidade Internacional gerenciadas pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI)
Programas Minas Mundi, Ciência sem Fronteiras, Escala Estudantil de Graduação, Bracol, Bramex, Marca, Brafitec – Brasil France Ingénieur Tecnologia, Erasmus Mundus (IBrasil, Babel e Be Mundus), Jornadas de Jovens Pesquisadores, Santander Universidades de Bolsas Ibero-Americanas, Santander Universidades de Bolsas Luso-Brasileiras, Bolsa Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes), Bolsa Mérito e Bolsa para o curso preparatório para o Celpe-Bras.

Moradias em números

Vagas em Belo Horizonte:
• 300 na Moradia Universitária Ouro Preto I
• 332 na Moradia Universitária Ouro Preto II
• Abertura prevista de 386 vagas na Moradia Universitária Ouro Preto III (obra em construção)

Vagas em Montes Claros:
• 108 na Moradia ­Universitária Cyro Versiani dos Anjos