Protagonismo das humanidades

Educação física e memória

A produção de pesquisas em História da Educação Física, do Esporte e do Lazer a organização de acervos pertinentes e a formação de novos pesquisadores serão objeto de discussões de seminário que o Centro de Memória da Educação Física da UFMG vai realizar nos dias 20 e 21 de outubro. A programação inclui palestras e mesas-redondas com pesquisadores da UFMG e convidados de outras instituições brasileiras. As inscrições devem ser feitas pela página do evento até a data de início do evento.

Cultura digital

No próximo dia 20, o auditório do Museu da PUC Minas vai abrigar o evento Juventude e virtualidade, organizado pelos programas de pós-graduação em Psicologia da UFMG e da PUC Minas. A programação é composta de mesas-redondas com temáticas relacionadas aos usos que os jovens fazem da internet. O encontro será preparatório do 1º Simpósio Internacional Subjetividade e Cultura Digital, que ocorrerá em março de 2017, na UFMG.

Estudiosos das áreas de psicologia social, psicanálise, direito, história, belas-artes e comunicação social abordarão temas como mídia e violência, Pokémon Go e amor na era da internet. A programação e os ingressos estão disponíveis no site do evento.

Cedecom em Montes Claros

Com o intuito de reforçar a imagem institucional da UFMG no Norte de Minas por meio da divulgação de projetos, pesquisas e ações do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), o campus regional de Montes Claros passa a contar com nova estrutura na área de comunicação institucional. No lugar da antiga assessoria, o recém-criado Centro de Comunicação (Cedecom) do ICA tem como premissa a visão de comunicação como política institucional, portanto, estratégica. Para tanto, deve ser planejada e executada de forma integrada.

A jornalista Jessika Viveiros, que assume o trabalho no Cedecom ICA, já está instalada no pavilhão atrás do Restaurante Universitário. O contato também pode ser feito pelos telefones (38) 2101-7754 e (38) 98401-9838 ou pelo e-mail comunicacaoufmgmontesclaros@gmail.com.

Bioeconomia

Apresentação de projeto na competição realizada no ano passado
Apresentação de projeto na competição realizada no ano passado Maria Teresa Moreira

Estão abertas as inscrições para a segunda edição da Competição Internacional de Bioeconomia Biobased Battle, que será realizada na Escola de Engenharia, de 17 a 21 de outubro, como parte das atividades da Semana do Conhecimento. O evento é organizado pela Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT), em parceria com a universidade holandesa de ciências aplicadas Avans Hogeschool, com base no modelo de colaboração Living Lab Biobased Brazil.

A competição, que tem como objetivo a geração de propostas inovadoras para uma demanda real do setor produtivo, terá como desafio a cadeia produtiva do café, especialmente os processos que ocorrem nas fazendas produtoras.

Ao longo de cinco dias de competição, alunos de graduação, brasileiros e holandeses, devem desenvolver propostas inovadoras de solução para o desafio apresentado. Podem se inscrever, pela internet no site do evento, estudantes de graduação da UFMG e de universidades participantes do Living Lab Biobased Brazil de qualquer área do conhecimento.

Pós em Engenharia Metalúrgica

Até 31 de outubro, o Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas recebe inscrições, pela internet (www.ppgem.eng.ufmg.br), de candidatos aos cursos de mestrado e doutorado, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2017. No momento da inscrição, o candidato deve optar por uma das áreas de concentração – Ciência e engenharia de materiais, Metalurgia extrativa, Metalurgia física, Metalurgia de transformação e Tecnologia mineral. São oferecidas 45 vagas para mestrado e 20 vagas para doutorado.

Inovação no ensino superior

Práticas didático-metodológicas inovadoras no ensino superior, nas diferentes áreas do conhecimento, que estimulam o protagonismo do aluno serão discutidas em congresso que a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz), da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), vai realizar de 13 a 15 de outubro. Aberto à comunidade acadêmica, o evento recebe inscrições no site do Congresso e pelos telefones (31) 3409-6450 e 3409-6451.

No âmbito do 2º Congresso de Inovação e Metodologias no ensino superior: o estudante com agente de mudanças, será realizado, no dia 14, o 1º Encontro das licenciaturas da UFMG.

Música Ibero-Americana

A UFMG e a Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) vão realizar, de 18 a 21 de outubro, o 4º Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana (SIMIbA) e o 1º Congresso da Associação Brasileira de Musicologia (ABMUS), que reunirão convidados brasileiros e internacionais em conferências, mesas-redondas, workshops, concertos, sessões práticas, sessões de comunicação e lançamento de livros.

Entre os conferencistas confirmados estão Juan Pablo Gonzalez (Universidad Alberto Hurtado, Chile), Manuel Pedro Ferreira (Universidade Nova de Lisboa, Portugal), Dinko Fabris (Università della Basilicata, Itália), Beatriz Magalhães Castro (UnB) e Gustavo Medina (UEA). Informações sobre os eventos estão disponíveis no site da Associação. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail abmus.simiba@gmail.com ou pelo telefone (31) 3409-4419.