Ciência e sociedade

Psicologia positiva

Termina, no próximo dia 31, o prazo para inscrição no curso Psicologia positiva: teoria, pesquisa e intervenção, oferecido pelo Departamento de Psicologia. Destinado a estudantes e profissionais das áreas de saúde, psicologia e educação, o curso aborda o desenvolvimento da Psicologia Positiva, tanto como movimento quanto como abordagem científica. As inscrições devem ser feitas pela internet (http://bit.ly/2dJdlc7).

A formação também promoverá discussão dos conceitos básicos da Psicologia Positiva – como esperança, otimismo, flow, mindfulness e sentido de vida – e utilização dessa abordagem na avaliação psicológica, na prática clínica e nas intervenções psicossociais.

Cuidador de idosos

Com a meta de capacitar cerca de 10 mil cuidadores familiares e não familiares, para torná-los aptos ao cuidado integral de idosos frágeis e dependentes, o Hospital das Clínicas (HC) vai receber, a partir do próximo dia 21, inscrições para o curso Fundamentos do cuidado com o idoso frágil: programa cuidador de idosos, que será realizado na modalidade a distância.

Oferecido em parceria com a Fundação Unimed e com o Ministério Público de Minas Gerais, será o primeiro curso do gênero no Brasil, realizado a distância. Totalmente gratuita, a capacitação terá carga horária de 60 horas, divididas em 16 unidades de aprendizagem, tutoria, fóruns, chats e palestras.

As videoaulas foram gravadas no HC e contaram com a participação de profissionais e de pacientes do hospital, que é administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O fluxo de entrada no curso será contínuo, e o aluno terá três meses para concluí-lo a partir do momento da inscrição. Não há pré-requisito para participar.

“O foco é tanto o cuidador familiar quanto o profissional. A estimativa, hoje, é de 28 milhões de idosos no Brasil. Por ano, entram na velhice de 700 mil a 1 milhão de pessoas. As políticas públicas não estão preparadas para esse novo fenômeno demográfico”, afirma o coordenador do Ambulatório de Geriatria do HC-UFMG e do curso de EAD, Edgar Nunes de Moraes.

Processaber

Taxímetro antigo da coleção do Museu do Cotidiano
Taxímetro antigo da coleção do Museu do Cotidiano Luíza Bragança/Espaço do Conhecimento

O conhecimento humano ­consegue feitos inusitados, como medir a inteligência ou a felicidade. A exposição Processaber, em cartaz até o dia 23 de outubro, no Espaço do Conhecimento UFMG,  propõe reflexões sobre  tentativas de padronizar, comparar e estabelecer unidades universais de medidas, de inventar e construir instrumentos e índices.

A exposição reúne muitos exemplos curiosos da capacidade do ser humano em quantificar o conhecimento. Em um jogo interativo, os visitantes podem observar como são definidos os índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e o de Felicidade Interna Bruta (FIB). Também há arquivos antigos de escolas em que os alunos eram classificados em categorias de inteligência. Outra atração é a coleção do Museu do Cotidiano, formada por objetos que medem e testam diversas situações do dia a dia.

A Processaber pode ser visitada gratuitamente ao longo desta semana, de terça a domingo, das 10 às 17h. No sábado, o horário de visitação se estende até 21h. O Espaço do Conhecimento está localizado na Praça da Liberdade, 700.

Neurociências

Envelhecimento cerebral e neuroengenharia estão entre os temas que serão discutidos por neurocientistas da UFMG, de 7 a 10 de novembro, no campus Pampulha, na 2ª Jornada de Neurociências. As inscrições, abertas a estudantes de graduação e de pós-graduação de instituições mineiras, podem ser feitas até 6 de novembro, pela internet (http://bit.ly/2dZLAAR). Organizada pelo Programa de Pós-graduação em Neurociências, a Jornada também terá apresentação de pôsteres com resultados de pesquisas dos alunos.

Prêmio capes de teses

Duas teses defendidas na UFMG no ano passado, nas áreas de Artes e Música e Medicina Veterinária, venceram a edição 2016 do Prêmio Capes de Teses, que reconhece os melhores trabalhos de doutorado agrupados em 48 áreas do conhecimento. Outras sete foram contempladas com menção honrosa.

O resultado foi divulgado no último dia 10. A cerimônia de premiação será realizada em Brasília, em 14 de dezembro, quando também será anunciado o resultado do Grande Prêmio Capes de Teses.

Os vencedores pela UFMG são Carolina Junqueira, com o trabalho O Corpo, a morte, a imagem: a invenção de uma presença nas fotografias memoriais e post-mortem, defendido na Escola de Belas Artes, e Elaine Maria Seles Dorneles, que apresentou na Escola de Veterinária a tese Immune response of calves vaccinated with Brucella Abortus S19 or Rb51 and revaccinatedwith Rb51. Receberam as menções honrosas Carlos Alberto Batista Maciel, Ingrid David Barcelos, Tiago Antônio de Oliveira Mendes, Diego dos Santos Ferreira, Lucas Guimarães Abreu e Alane Siqueira Rocha.

“Com trabalhos de destaque distribuídos em todas as áreas do conhecimento, a UFMG mostra que a força de sua pós-graduação não está concentrada, mas reside no equilíbrio e na abrangência de sua reconhecida excelência”, analisa a pró-reitora de Pós-graduação, Denise Maria Trombert de Oliveira. Nas últimas cinco edições da iniciativa, a UFMG conquistou 43 distinções, entre Prêmios Capes, Grande Prêmio e menções honrosas.