Arca vazia

Biólogo honorário

O professor Ângelo Barbosa Monteiro Machado, do ICB, recebeu, neste mês, o título de Biólogo Honorário, do Conselho Federal de Biologia (CFBio).

O médico, entomólogo e escritor  de 83 anos se aposentou em 1987 como professor titular de Neuroanatomia da Faculdade de Medicina da UFMG. Posteriormente, por meio de concurso, retornou à Universidade como professor do ICB. Ângelo Machado foi responsável pela criação do Centro de Microscopia Eletrônica do ICB e, junto com sua esposa, Conceição Ribeiro da Silva Machado, fundou o Laboratório de Neurobiologia do Instituto.

Como entomologista, descreveu ­cerca de cem espécies de libélulas e estudou espécies de borboletas, abelhas, besouros e aranhas. Aproximadamente 55 organismos levam o seu nome como homenagem de outros pesquisadores. Em 2005, Ângelo Machado foi agraciado com o título de professor emérito, concedido pela Congregação do Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

Literatura feminina

O projeto Ceale Debate promove, no dia 28 de março, terça-feira, encontro sobre a presença das mulheres na literatura. A professora Constância Lima Duarte, da Faculdade de Letras, vai falar sobre as principais escritoras e obras e influências na educação. Na ocasião, a série de debates vai receber a 3ª Conferência anual de literatura e leitura literária do GPELL, grupo do Ceale dedicado aos estudos do letramento literário.

“Os manuais de história literária dão a impressão de que as mulheres estiveram completamente ausentes do cenário letrado nacional. Mas não é bem verdade. Muitas publicaram ensaios, poemas, ficção e dramaturgia e, ainda assim, foram excluídas da história”, destaca Constância.

O evento ocorrerá das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues, da FaE, campus Pampulha. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail  cealedebate@gmail.com ou pelo telefone (31) 3409-5334.

Novo regente

O professor e maestro Lincoln ­Andrade [foto] assumiu temporariamente o Ars Nova – Coral da UFMG, em substituição a sua colega da Escola de Música Iara Fricke Matte, que se afastou da função para realizar estudos de pós-doutorado nos Estados Unidos e na Europa. Iara é regente e diretora artística do grupo desde 2013, quando o coral, fundado em 1959, retomou suas atividades.

Professor e maestro Lincoln Andrade
Professor e maestro Lincoln Andrade Paula Lacerda/FCS/Agência Minas

Doutor em regência pela Universidade do Kansas (EUA), Lincoln dirigiu o Centro de Educação Profissional da Escola de Música de Brasília, foi diretor musical do grupo Invoquei o Vocal, regente do Madrigal de Brasília e do Coral Lírico de Minas Gerais. Ganhou prêmios internacionais e realizou concertos no exterior. É produtor e apresentador do programa Conversa de músico, na TV Senado.

Desde a retomada, o Ars Nova realizou mais de 90 concertos gratuitos e flashmobs, apresentou-se em São Paulo e no Rio Grande do Sul, gravou CDs e um DVD e conquistou prêmios como o Troféu JK de Cultura e Desenvolvimento e o terceiro lugar no 34º Festival Internacional de Música de Cantonigròs (Espanha, 2016).

Extensão na crise

A UFMG vai sediar, de 5 a 7 de abril, o 48° Encontro da Regional Sudeste do Forproex (Fórum de Pró-reitores de Extensão de Instituições Públicas de Educação Superior). Os dirigentes vão discutir temas como extensão universitária em tempos de crise política e institucional, integralização de créditos curriculares pela participação em ações de extensão, experiência de trabalho em redes e tecnologias no contexto da extensão.

Também estão previstas eleição de coordenadores do Forproex Sudeste e reunião com a equipe do projeto Corredor Cultural do Sudeste, criado para promover atividades culturais e artísticas nos campi. O evento é organizado pela UFMG, em conjunto com o Cefet e a Uemg. Mais informações estão disponíveis no site do evento.

Mulheres na ciência

Estão abertas as inscrições para a 12ª edição do Prêmio L’Oréal-Unesco-ABC para ­mulheres na ciência. Criada há 11 anos, a premiação tem contemplado  cientistas de áreas como ­química, astronomia, saúde e matemática. As participantes concorrem a bolsa de R$ 50 mil e podem submeter seus trabalhos para análise em quatro categorias: Ciências Físicas, ­Ciências da Vida (Biomédicas, Biológicas e da Saúde), Ciências Matemáticas e Ciências Químicas

Segundo os organizadores, o objetivo é incentivar jovens cientistas a darem ­conti­nuida­de a seus projetos, ajudando a transformar a ciência em ambiente de maior igualdade de ­gêneros. As candidatas devem ter concluído o doutorado a partir de 2010 e desen­volver seus projetos em instituição nacional. As inscrições encerram-se em 8 de abril, no site www.paramulheresnaciencia.com.br.

Telescópio novo

Quando forem retomadas, as sessões de observação do céu no terraço astronômico do Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade, ganharão o reforço de mais um telescópio, o Esprit 120ED APO Triplet. Fabricado pela canadense Sky Watcher, o equipamento detém tecnologia que minimiza a distorção durante a observação dos corpos celestes. Assim, o terraço astronômico passa a contar com dois telescópios, que permitirão ao público contemplar dois objetos diferentes na mesma noite. Será possível, por exemplo, observar a Lua e um planeta em uma única visita ao museu.

As sessões, realizadas das 19h às 21h, são apresentadas e comentadas pela equipe de astronomia do Espaço do Conhecimento.