Dois novos craques

Acontece

Ciência de alimentos

Estão abertas, até 2 de maio, as inscrições para o mestrado presencial em Ciência de Alimentos da UFMG. São ofertadas seis vagas para o segundo semestre letivo deste ano, distribuídas entre as linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Ciência de Alimentos: Qualidade de Alimentos; Química e Bioquímica de Alimentos; Nutrição, Alimentação e Saúde. O edital pode ser consultado em www.farmacia.ufmg.br/selecao-ppgca/. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-6910 e pelo e-mail colposalm@farmacia.ufmg.br.

Campanha das perucas

Professores e alunos da Escola de Enfermagem estão promovendo a quarta edição da campanha de arrecadação de lenços, perucas, bonés e chapéus para pacientes oncológicos. As doações, que devem ser depositadas até 19 de maio em caixa instalada no segundo andar da Unidade, serão entregues a pacientes que passam por quimioterapia no Ambulatório Borges da Costa do Hospital das Clínicas. 

A iniciativa é coordenada pelas professoras Ana Lúcia De Mattia e Giovana Paula Rezende Simino, responsáveis pela disciplina Prevenção e controle do câncer: uma abordagem holística, em parceria com a Liga Acadêmica de Enfermagem em Oncologia (Laeo).

Pensar a educação

A última edição do periódico Pensar a Educação em Revista apresenta uma revisão de literatura sobre a história do currículo, com foco nos percursos pelos quais o tema foi analisado por diferentes correntes teóricas. 

Escrito pelo professor Marcus Aurélio Taborda de Oliveira, um dos artigos da edição, intitulado Os estudos históricos sobre o currículo e as disciplinas escolares: das preocupações com as práticas escolares para o mundo da pesquisa acadêmica, aborda o desafio, segundo o autor, de “revisitar alguns marcos da produção no âmbito da História do Currículo e das Disciplinas Escolares para, ao vermos atualizado o debate sobre definição curricular, pensarmos na trajetória histórica percorrida por essa delicada questão eminentemente política”. 

A íntegra da edição está disponível em www.pensaraeducacaoemrevista.com.br. A publicação é editada pelo Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1922-2022.

Cozinha do Setorial II: primeira grande reforma desde a construção do salão Ocre, em 1990
Cozinha do Setorial II: primeira grande reforma desde a construção do salão Ocre, em 1990 Foca Lisboa/UFMG

Modernização do setorial ii

Revestimentos nas paredes e piso renovados, substituição de caldeiras por geradores a vapor, nova iluminação, compra de equipamentos para preparação de alimentos, como fritadeiras, frigideiras e panelões. Essas são algumas das novidades da área de produção do Restaurante Setorial II, no campus Pampulha, implantadas de janeiro a março.

Desde a fundação, em 1979, essa é a primeira grande reforma do Setorial II após a construção do segundo andar (salão Ocre), na década de 1990. Entre as mudanças, uma das mais significativas é a substituição das caldeiras a vapor, responsáveis pela geração de energia para o funcionamento das panelas, por geradores a vapor, mais modernos, seguros e menos poluentes. As caldeiras antigas eram alimentadas por um óleo de refugo da indústria, derivado do petróleo. As novas máquinas produtoras de vapor, por sua vez, são movidas pela queima do gás de cozinha comum.

A área de produção do RU, administrado pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), também recebeu frigideiras, fritadeiras, panelões e palets. Os vestiários dos funcionários ganharam armários, e a iluminação tornou-se mais eficiente. Piso, canaletas, grelhas e a rede elétrica, que agora possui proteção contra choques elétricos, foram substituídos. A rede hidráulica também foi revitalizada, e o ambiente ganhou nova pintura.

Bibliotecas universitárias

Integrantes da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU) se reuniram no prédio da Biblioteca Universitária da UFMG, no dia 29 de março. “O objetivo principal da reunião foi planejar as ações da Comissão com base nas propostas que apresentamos em nossa candidatura”, afirma Wellington Marçal de Carvalho, diretor do Sistema de Bibliotecas da UFMG e presidente da CBBU. 

Durante o encontro, foi planejada a criação do site da Comissão e do tutorial de filiação. Também foram discutidos critérios para definir o valor da anuidade e atividades que serão promovidas pela CBBU em dois eventos da área: o Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, em 2017, e o Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, em 2018. 

Pintura e imagem técnica

O servidor técnico-administrativo da UFMG Rubens Estevão, bacharel em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes, faz uma leitura da relação entre pintura, imagem técnica e representação da realidade na exposição Anamnese, aberta ao público até 30 de abril, na Galeria de Arte Copasa.

A mostra reúne estudos e esboços, que eventualmente se desdobram em projetos de pinturas, com base na apropriação de imagens do cotidiano coletadas em jornais impressos, revistas e na internet. Em suas obras, Estevão explora o conceito de pintura pela pesquisa de materiais e faz uso variado de técnicas, formatos e suportes.

Além de utilizar madeira e papel como suporte, o artista recorreu a radiografias, recurso que inspirou a escolha do título Anamnese, que além de ser um termo médico que designa a entrevista realizada pelo profissional de saúde com o enfermo, pode também significar “trazer de novo à memória”.

A Galeria de Arte Copasa fica na Rua Mar de Espanha, 525, bairro Santo Antônio.

Da redação