Dois novos craques

Apoio ao Protagonismo

UFMG lança chamadas para apoiar projetos de estudantes

Pelo segundo ano consecutivo, estudantes de graduação estão sendo estimulados a enviar propostas de projetos de ações afirmativas e acadêmicos para serem executados com apoio financeiro da UFMG, por meio de duas chamadas lançadas pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). As propostas para as duas modalidades devem ser enviadas até 5 de maio.

De acordo com o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Tarcisio Mauro Vago, a iniciativa é uma evidência de que a Universidade acredita no potencial dos estudantes para coordenar e executar projetos concebidos por eles. “Essa nossa aposta foi comprovada no ano passado. Recebemos mais de 50 projetos inscritos nas duas modalidades, e nossa dificuldade foi escolher, entre as propostas apresentadas, quais seriam selecionadas para receber aporte financeiro. Por fim, reorganizamos o orçamento e selecionamos 35 propostas distribuídas entre as duas chamadas, 15 acima do total previsto. Todos esses projetos foram realizados e apresentados na Semana do Conhecimento de 2016”, afirma.

Chamadas

A Resolução nº 17/2015, do Conselho Universitário da UFMG, define como projetos de ação afirmativa aqueles que têm o objetivo de combater desigualdades e enfrentar discriminações, como racismo, sexismo, machismo, homofobia, transfobia, capacitismo. Podem ser financiadas, nessa modalidade, atividades como ciclos de estudos, colóquios, conferências, congressos, debates, exposições, fóruns, mesas-redondas, palestras, workshops e similares. A chamada está disponível neste documento em pdf: http://bit.ly/2o47C81.

Na chamada para iniciativas acadêmicas estudantis, podem concorrer projetos técnico-científicos e artístico-culturais. As propostas precisam estar articuladas a estudos, pesquisas e ações de ensino e extensão desenvolvidas nas unidades da UFMG, em todas as áreas do conhecimento, e devem ter aprovação do colegiado do curso de graduação do estudante proponente e da diretoria da unidade acadêmica correspondente. A chamada está disponível em http://bit.ly/2o47NAa.

Serão contempladas dez propostas em cada uma das duas categorias, que vão receber apoio de até R$ 2 mil. Esse valor deverá ser utilizado para financiar diárias, passagens aéreas, aluguel de equipamentos, material de divulgação e compra de produtos.

Da redação