A melhor terapia

Apadrinhamento

Destinado ao acolhimento de estudantes e pesquisadores estrangeiros por alunos e servidores da Universidade, o Programa de Apadrinhamento da UFMG recebe inscrições até o próximo dia 24. Padrinhos e madrinhas deverão acompanhar o intercambista ao longo do segundo semestre letivo em eventos de apresentação dos campi e sugerir programação para fins de semana e feriados.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas na chamada de inscrições (http://bit.ly/2prk3rS) ou pelo e-mail acolhimento@dri.ufmg.br.

Nanotecnologia

Programa que articula empresas e pesquisadores em nanotecnologia, o SibratecNano está com edital aberto, até o próximo dia 26, para financiamentos de R$ 100 mil aR$ 400 mil para o desenvolvimento de projetos.

Promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o programa é operado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep). A iniciativa articula e apoia projetos que unem empresas e pesquisadores dos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) vinculados ao Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNano).

Orientações sobre submissão de propostas estão disponíveis na página

www.sibratecnano.com.

Engenharia de alimentos

Estão abertas até 15 de agosto as inscrições para o 2º Simpósio de Engenharia de Alimentos da UFMG (Simeali), que o Instituto de Ciências Agrárias (ICA) vai realizar de 16 a 18 de agosto. Com o tema Sustentabilidade: uma nova perspectiva na produção de alimentos, o evento vai promover o debate e a proposição de alternativas para minimizar os impactos ambientais da cadeia produtiva.

O prazo para submissão de artigos termina no próximo dia 31. Os interessados poderão enviar até dois trabalhos completos relacionados com as áreas de biotecnologia, engenharia, segurança e embalagens de alimentos; controle de qualidade, nutrição, tratamento de resíduos da indústria e processamento e tecnologia de alimentos alternativos.

A programação e outras informações sobre o Simpósio estão disponíveis no endereço www.simeali.com.

Pesquisador emérito

O professor emérito da UFMG Angelo Barbosa ­Monteiro ­Machado [foto], vinculado ao ­Instituto de Ciências Biológicas (ICB), recebeu o título de Pesquisador Emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O título lhe seria entregue pessoalmente no último dia 9, em solenidade no Rio de Janeiro, mas o professor não compareceu, em razão de problema de saúde. O título foi outorgado também a outros nove pesquisadores, de diversas instituições.

O professor emérito da UFMG Angelo Barbosa ­Monteiro ­Machado
O professor emérito da UFMG Angelo Barbosa ­Monteiro ­Machado Foca Lisboa/UFMG

“Considero essa homenagem muito importante, não apenas porque a escolha é feita por uma instituição séria, gerida por pessoas sérias e competentes, mas também porque reconhece a produção científica, a dedicação do pesquisador e sua atuação em entidades que promovem a ciência”, afirmou Angelo Machado, que faz questão de dividir méritos com a esposa, ­Conceição Ribeiro da Silva Machado, falecida em 2007, também professora emérita da UFMG. Eles trabalharam juntos na área de neurociências.

Graduado em Medicina e doutor pela UFMG, Angelo Machado fez pós-doutorado na Northwestern University em Chicago. Dedicou-se sempre ao ensino e à pesquisa, inicialmente na área de neurociências, como professor do Departamento de Morfologia do ICB, e, mais tarde, em entomologia, vinculado ao Departamento de Zoologia. Tem 138 trabalhos científicos publicados, a maioria em revistas internacionais.

Extensão transformadora

Com o tema Extensão contemporânea: experiências de transformação, será realizada, no próximo dia 24, a partir das 14h, a sexta edição da Jornada de Extensão da UFMG. Para se inscrever, os interessados devem preencher formulário eletrônico hospedado no endereço http://bit.ly/2qXbaLq.

A expectativa é de que o evento reúna, no CAD1, mais de 700 estudantes de graduação dos campi da UFMG em Belo Horizonte e Montes Claros que recebem bolsas do edital de fomento a programas e projetos de Extensão (Pbext 2017). Também são convidados alunos voluntários, professores e servidores técnico-administrativos envolvidos em ações de extensão e representantes das comunidades parceiras.

Durante o evento, serão relatadas, por estudantes e representantes das comunidades, as experiências de quatro programas e projetos de extensão. As iniciativas são do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e das faculdades de Educação e de Filosofia e Ciências Humanas. O Programa de Dança Experimental da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional fará uma intervenção artística.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-3215 e pelo e-mail eventos@proex.ufmg.br.