Do capital à liberdade digital

Festival de inverno

Até 9 de junho, a Diretoria de Ação Cultural (DAC) recebe propostas de apresentações culturais para compor a programação do 49º Festival de Inverno da UFMG, agendado para o período de 28 de julho a 5 de agosto. As atividades poderão ser realizadas no campus Pampulha e em outros espaços da Universidade e da cidade. Serão selecionadas três propostas, com tempo mínimo de duração de 40 minutos. Mais informações estão disponíveis no site http://migre.me/wCCCJ.

Ciência política

A professora Helcimara Telles, do Departamento de Ciência Política, foi eleita diretora para a região Sudeste da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). Em âmbito nacional, o processo contou com 80% de participação dos membros em condições de votar, e a chapa liderada por Mara Telles teve cerca de 80% dos votos nos estados do Sudeste.

Com a professora da UFMG, foram eleitos, para mandato de dois anos, Felipe Borba, da UniRio (vice-diretor), e Vera ­Cepêda, da Ufscar (secretária executiva).

Clubes de ciência

Alunos de ensino médio e dos dois primeiros anos de graduação, de qualquer instituição do país, podem se inscrever, até 4 de junho, no programa Clubes de Ciência Brasil, que vai oferecer oficinas gratuitas. A iniciativa, criada na Universidade de Harvard, tem o objetivo de despertar nos jovens o interesse pela ciência, por meio de oficinas e mentorias, orientadas por pesquisadores de várias unidades da UFMG e de Harvard, com apoio de alunos de graduação e de pós.

Os estudantes serão estimulados a desenvolver pensamento crítico, criatividade e colaboração. As inscrições, gratuitas, ­podem ser feitas no site do programa: www.clubesdeciencia.com.br.

O Clubes de Ciência Brasil será lançado durante a 69ª Reunião Anual da SBPC, no ICB. As atividades ocorrerão de 17 a 22 de julho, quando os participantes terão 40 horas para cumprir um desafio, supervisionado por pesquisadores das universidades. Mais informações estão disponíveis na página www.facebook.com/ClubesDeCienciaBrasil.

Rio das velhas

De sua nascente, em Ouro Preto, até Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o Rio das Velhas será percorrido, de 28 de maio a 4 de junho, por biólogos, geógrafos, engenheiros e analistas ambientais. Iniciativa do Projeto Manuelzão e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, a expedição Rio das Velhas, te quero vivo pretende mobilizar a sociedade para a revitalização desse curso de água.

O trecho de abrangência da ação está inserido em área caracterizada por zona de recarga fluvial fundamental para o abastecimento de Belo Horizonte e abriga significativos aquíferos que contribuem para a manutenção do ciclo hídrico da região. Durante a expedição, profissionais da UFMG farão coletas e avaliação de parâmetros de qualidade da água em pontos estratégicos do trajeto, com o objetivo de elaborar diagnóstico do Alto da Bacia do Rio das Velhas.

Os navegantes serão recebidos pelas comunidades locais com eventos de cunho socioambiental e cultural. O trabalho se dará em parceria com escolas, órgãos públicos e ONGs. Em cada parada, serão realizados debates sobre problemas locais, temas ambientais, novas formas de tratamento de resíduos e efluentes e sobre a necessidade do resgate do rio como protagonista da vida das pessoas. A programação e outras informações estão disponíveis na página www.manuelzao.ufmg.br.

Congresso de inovação

Estudantes de graduação, docentes e servidores da UFMG podem submeter, até 18 de junho, propostas para apresentação artística, individual ou coletiva, no 3º Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior (CIM), que será realizado de 8 a 10 de novembro, no campus Pampulha. Também estão abertas, até 1º de agosto, as inscrições de trabalhos nas categorias recursos educacionais (materiais para fins didáticos, como site, software, livro, organização da disciplina no Moodle, fotografias, imagens, animações, podcast, exposições e webséries) e trabalho completo (artigo científico nas modalidades ensaio, relato de experiência e resultado de pesquisa). Mais informações podem ser obtidas na página www.ufmg.br/giz/congresso.

Minicursos na sbpc

Estão abertas, até 3 de julho, as inscrições para os 53 minicursos que serão ofertados durante a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no campus Pampulha. O evento, que será realizado de 16 a 22 de julho, terá como tema Inovação, diversidade e transformações. Podem se candidatar aos minicursos apenas aqueles que tiverem garantido sua participação na Reunião (inscrições no endereço http://bit.ly/2qoQ33D). As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de matrícula.

Os cursos abrangerão temas como Inovações na aula de matemática; Astronomia na escola; Novas metodologias de ensino de física para os níveis médio e superior; Aplicações da energia nuclear na saúde; Ensinando física conceitual; A ciência por detrás dos vulcões; Geologia do petróleo; Saúde e meio ambiente nas escolas e Cronobiologia, entre outros. As aulas serão ministradas por professores de instituições de todo o país. Cada minicurso tem duração de oito horas. A relação das atividades, o conteúdo e os procedimentos de inscrição estão informados neste endereço: http://bit.ly/2pFSxfc.