Direto no alvo

Hora de recredenciar

Comissão do Inep chegará à UFMG no fim de julho para avaliar ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e qualida

De 30 de julho a 3 de agosto, a UFMG vai receber comissão avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), visando ao recredenciamento institucional. Depois de reunião na Sala de Sessões, em que será recebida pelo reitor Jaime Ramírez, a equipe vai cumprir agenda de visitas a instalações acadêmicas e administrativas – laboratórios, salas de aula, bibliotecas, ambulatórios, moradias, museus – nos campi Pampulha e Saúde.

Nas visitas a cada setor selecionado, os avaliadores conversarão com alunos, docentes, gestores e servidores técnico-administrativos. A diretora de Avaliação Institucional da UFMG, professora Cristina Alvim, chama a atenção para a importância da participação da comunidade acadêmica ao receber bem os avaliadores e demonstrar que a UFMG está entre as melhores universidades do país. “Esse é um momento importante de defesa da universidade pública gratuita e de qualidade”, enfatiza a professora.

O recredenciamento periódico de universidades e centros universitários é previsto pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. O processo de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente. O Sinaes reúne informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e das avaliações institucionais e dos cursos.

Na última visita do Inep, em 2009, a UFMG recebeu Conceito Institucional 4, correspondente a “muito bom” – 5 é a nota máxima. Com base na análise dos resultados dessa visita, a Comissão Própria de Autoavaliação (CPA) sugere “cuidado institucional para demonstrar a diversidade e a excelência das atividades, programas e políticas desenvolvidos pela UFMG”. Cristina Alvim enfatiza que a participação da comunidade acadêmica e dos órgãos gestores é fundamental para cumprir esse objetivo e lembra que após a visita dificilmente o resultado dos indicadores de qualidade pode ser alterado.

Tendo como referência os indicadores de qualidade expressos nos instrumentos de avaliação do Inep, as informações obtidas pela equipe de avaliadores são utilizadas para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas.

Metas alcançadas

Cristina Alvim: momento de defender a universidade pública
Cristina Alvim: momento de defender a universidade pública Foca Lisboa/UFMG

Cristina Alvim lembra que o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFMG para o período 2013-2017 foi elaborado em um contexto em que havia perspectiva de ampliação de investimentos dos recursos federais, “com vistas ao projeto de universidade de classe mundial”. Em sua opinião, os significativos cortes orçamentários impostos a partir de 2014 comprometeram alguns dos projetos previstos no PDI, mas “a grande maioria dos objetivos foram alcançados e muitas outras ações relevantes, mais timidamente contempladas no PDI, foram desenvolvidas, em especial na área de ações afirmativas”, destaca.

A diretora da DAI também informa que os resultados, por unidade acadêmica, curso e departamento, do questionário discente – o qual  integra os procedimentos de autoavaliação institucional e contém avaliação dos alunos sobre os professores – serão, em breve, disponibilizados para consulta pela comunidade acadêmica.

Regras do Enade já estão estabelecidas

Estão definidos os cursos de graduação cujos alunos ­devem fazer, em 26 de novembro deste ano, prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O edital com todas as regras do exame foi publicado no Diário Oficial da União, no último dia 19, e está disponível no site do

Inep: http://bit.ly/2rwXnZ7.

De acordo com o Inep, a principal novidade do Enade 2017 é a participação do estudante no processo de inscrição. Embora o procedimento seja, como nas edições passadas, de responsabilidade dos coordenadores de cursos, agora o aluno deverá realizar o próprio cadastro, informando suas especificidades. As solicitações de atendimento especializado e específico serão feitas de 14 de agosto a 3 de setembro, também pelo estudante.

Neste ano, participarão do Enade todos os estudantes com previsão de colação de grau (bacharelado) até julho de 2018 nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia de Sistemas, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Química, Matemática Computacional, Química Tecnológica e Sistema de Informação; Bacharelado e/ou licenciatura em Ciências Biológicas (presencial e Educação a Distância – EAD), Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia (presencial e EAD), História, Letras – Português, Matemática (presencial e EAD) e Química (presencial e EAD); Licenciatura em Artes Visuais, Educação Física, Letras-Inglês, Música e Pedagogia (presencial e EAD).

Ana Rita Araújo