Sorte ou habilidade

Universidade das patentes

Com 70 pedidos, UFMG liderou ranking da proteção científica no Brasil no ano passado

A UFMG liderou o ranking de instituições depositantes de patentes no Brasil em 2016, com 70 pedidos, segundo relatório divulgado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Em segundo lugar ficou a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 62 pedidos, seguida pela Universidade de São Paulo (USP), com 60 depósitos, e pelas universidades federais do Ceará (58) e do Paraná (53).

No Boletim Mensal de Propriedade Industrial do INPI foi ressaltada a presença preponderante das instituições de ensino e pesquisa, que ocupam as nove primeiras posições dos rankings de patentes de invenção e de modelos de utilidade. A publicação também evidencia que a UFMG já havia ocupado posições de destaque nos rankings anteriores, como em 2015, quando foi classificada em segundo lugar, entre os depositantes nacionais, e em primeiro lugar, se consideradas apenas as instituições de pesquisa.

De acordo com a Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG, nos 70 depósitos contabilizados no Ranking dos Depositantes do INPI não estão relacionados os pedidos de patente nos quais a Universidade figura como cotitular, ou seja, aqueles depositados junto com outras instituições. Somados, totalizam 91. O recorde histórico da UFMG em inovação era de 56 depósitos em 2015.

Dos 91 pedidos depositados em 2016, 50% são da área de biotecnologia, confirmando outra marca da UFMG: a maior depositante de pedidos de patentes de biotecnologia no Brasil. São tecnologias como diagnóstico para dengue e para doença de chagas, prognóstico de câncer de ovário e composições antineoplásicas. Depois da biotecnologia, as áreas que mais depositaram patentes em 2016 foram engenharia, farmácia e química.

Transferência de tecnologia 

O desafio de gerar tecnologias por meio das pesquisas acadêmicas soma-se ao da transferência dessas invenções para o mercado, por meio da interação universidade-empresa. Com o intuito de dar maior visibilidade às pesquisas, a CTIT, que agora completa 20 anos, lançou seu novo portal de inovação, a Vitrine Tecnológica (http://www.ctit.ufmg.br/vitrine-tecnologica/), seção em que os interessados encontram as tecnologias da UFMG separadas por área. O resumo executivo e informações da invenção são disponibilizados em vídeos, no formato de pitches, com descrição do potencial e vantagens da tecnologia.

[Matéria publicada no Portal UFMG, em 10/08/2017]

Pesquisadora em laboratório do ICB: biotecnologia lidera pedidos
Pesquisadora em laboratório do ICB: biotecnologia lidera pedidos Foca Lisboa/UFMG