Sorte ou habilidade

Doutor mídia

Faculdade de Farmácia põe no ar primeiro portal de análise de notícias sobre saúde do país

Está no ar o primeiro portal acadêmico de avaliação de notícias sobre saúde no Brasil. O site integra o projeto Media Doctor, do Centro Colaborador do SUS – Avaliação de Tecnologias & Excelência em Saúde (CCATES), da UFMG, em parceria com a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec).

Preocupados com a qualidade da informação em saúde oferecida à população brasileira, os pesquisadores adotaram a metodologia Media Doctor, implantada em países como Austrália, Estados Unidos, Canadá e Japão. O objetivo é analisar as notícias sobre saúde publicadas em jornais, revistas e portais on-line. Os pesquisadores examinam critérios científicos como indicação, benefícios, segurança, custo, alternativas, novidade tecnológica em saúde e independência da informação.

Além das avaliações por profissionais de saúde, o portal Media Doctor (http://www.ccates.org.br/mediadoctor/) tem as seções Olhar do jornalista, com a percepção de profissionais da imprensa sobre o conteúdo, segundo critérios de noticiabilidade, e Bula, que funcionará como fonte segura de informações para os jornalistas, oferecendo definições científicas de doenças, tratamentos e medicamentos.

O portal Media Doctor Brasil também fará monitoramento das avaliações, por meio do Scanner saúde, espécie de raio-X das reportagens avaliadas pelos pesquisadores, provendo dados como percentual das que receberam cinco estrelas e temas mais publicados em jornais, revistas e portais de notícia do país.

O projeto é coordenado pelo professor Augusto Guerra, do Departamento de Farmácia Social, da Faculdade de Farmácia, e financiado pelo Ministério da Saúde.

[Matéria publicada no Portal UFMG, em 14/08/2017]