Sorte ou habilidade

Ciência política

Estão abertas as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciência Política. As inscrições devem ser feitas na secretaria do Programa, na sala 4115 da Fafich, das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. Edital, formulários para inscrição e informações complementares estão disponíveis no site do programa: www.fafich.ufmg.br/ppgcp/ As inscrições terminam em 25 de setembro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-5030 e pelo e-mail selecaoppgcp@fafich.ufmg.br.

Dramaturgias insurgentes

De 9 a 11 de novembro, a UFMG sedia o Colóquio Internacional Dramaturgias ­Insurgentes, evento organizado pelo Núcleo de Estudos em Letras e Artes Performáticas (Nelap) da Faculdade de Letras. Serão três dias de debates, conferências, apresentações teatrais e mesas-redondas sobre as dramaturgias que têm surgido e se insurgido no cenário latino-americano. O dramaturgo e diretor chileno Ramón Griffero – um dos mais reconhecidos profissionais de teatro da América Latina, cuja produção catalisou forte resistência cultural e política à ditadura de Pinochet – fará a palestra de abertura. Informações sobre o evento podem ser obtidas no site dramaturgiasinsurg.wixsite.com/coloquio.

enade

Os alunos que vão participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 já podem se cadastrar no site do Inep: portal.inep.gov.br/. Neste ano, apesar de a ­responsabilidade pelas inscrições ser ainda dos coordenadores dos cursos, o estudante passou a ser responsável por efetuar o seu cadastro, no qual deverá informar dados pessoais e solicitar, caso necessário, atendimento especializado e/ou específico. O cadastro dos estudantes pode ser feito até 26 de novembro, mas as solicitações de atendimento especializado e específico devem ser formalizadas até 3 de setembro. Todo o precedimento precisa ser efetivado no site do Inep, onde também está disponível a lista dos cursos de graduação cujos alunos devem fazer a prova. O Enade 2017 será realizado em 26 de novembro, em todo o Brasil.

Ivo Herzog observa a foto do pai, o jornalista Vladimir Herzog, morto pela ditadura em 1975 Ricardo Giraldez/Desconstrução do esquecimento

Desconstrução do esquecimento

A exposição Desconstrução do esquecimento: golpe, anistia e justiça de transição fica em cartaz, no Centro Cultural UFMG, até 31 de agosto, quinta-feira. A mostra é formada por obras inéditas de oito artistas convidados, de diferentes áreas das artes, que abordam temas como as estruturas de repressão, o desrespeito aos direitos indígenas, a articulação das mulheres na luta pela anistia e as políticas de reparação aos danos causados pela ditadura civil-militar brasileira.

O trabalho foi concebido no âmbito do projeto do Memorial da Anistia Política do Brasil, e suas obras vão integrá-lo futuramente. O Centro Cultural fica na Avenida Santos Dumont, 174, Centro. Pelo telefone (31) 3409-8290 podem ser obtidas outras informações e agendadas visitas de grupos escolares. O horário de visitação é de segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 10h às 13h. A entrada é franca.

Empreendedorismo e inovação

No dia 1º de setembro, a Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT)  da UFMG vai promover a segunda edição do programa de empreendedorismo social Impacte. Os participantes serão desafiados a desenvolver, em imersão de 24 horas, solução para uma instituição de caráter social. O desafio só será revelado aos participantes no dia do concurso.

Equipe formada por mentores da academia e profissionais do mercado ficará encarregada de dar forma às ideias. As melhores propostas serão postas em prática na instituição selecionada pelos próprios estudantes, sob a supervisão de consultores.

Podem participar do processo alunos de graduação e de pós-graduação de qualquer universidade de Belo Horizonte. Serão selecionados 40 estudantes para participar do desafio. As inscrições podem ser feitas até 27 de agosto no site www.impacteufmg.com.br. O resultado da intervenção será apresentado na Semana do Conhecimento da UFMG, em outubro.

Hackathon

Equipes de estudantes e de profissionais de tecnologia, design, comunicação, marketing e empreendedorismo podem se inscrever, até 8 de setembro, no primeiro hackathon, organizado pela Petrobras Distribuidora em parceria com a Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na maratona de programação, que será realizada nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, os grupos – de quatro membros – serão desafiados a desenvolver soluções digitais inovadoras em postos de combustíveis. Os três grupos mais bem avaliados pela banca do concurso receberão prêmios de R$ 40 mil, R$ 16 mil e R$ 8 mil. As inscrições podem ser feitas pelo site

www.br.com.br/hackathon.