Fruto do cerrado

Cientistas desde cedo

Apresentação de trabalhos de estudantes do ensino médio marca início das atividades da Semana do Conhecimento

Mesa-redonda sobre a introdução da pesquisa científica no ensino médio vai abrir, na manhã desta quinta-feira, 5, no campus Pampulha, o 6º Seminário de Iniciação Científica Júnior, promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq). O evento terá início às 9h30, no auditório nobre do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1), e prosseguirá à tarde, com apresentação dos trabalhos de cerca de 100 estudantes de escolas de Belo Horizonte que desenvolvem pesquisa de iniciação científica sob orientação de docentes da UFMG, em programa que tem o objetivo de apresentar conceitos de ciência, tecnologia e inovação ainda no ensino médio. 

O Seminário integra a programação da 26ª Semana do Conhecimento UFMG, que será realizada de 16 a 20 de outubro, com exposição de cerca de três mil ­trabalhos vinculados a atividades de ensino, pesquisa e extensão. Também precedem a abertura da Semana a apresentação de trabalhos inscritos no 20º Encontro de Extensão e exposição de pôsteres na 26ª Semana de Iniciação Científica, que ocorrerão de 9 a 11 deste mês, em unidades acadêmicas de Belo Horizonte e no Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros.

“A mostra de trabalhos faz parte da Semana do Conhecimento, que, nesta edição, tem a proposta de estimular uma reflexão sobre a diversidade da ciência produzida e compartilhada pela Universidade, em diálogo com setores da sociedade”, comenta o professor Bruno Teixeira, diretor de Fomento à Pesquisa da PRPq. Ele explica que 8% dos trabalhos expostos antes da abertura oficial da Semana serão selecionados na categoria Relevância Acadêmica, para uma segunda exposição, em formato de pôster, no dia 19 de outubro, no CAD 1, para avaliação pelo Comitê Externo do CNPq. 

“Na Iniciação Científica, 10% são indicados como Menção Honrosa. Dois grandes prêmios serão entregues aos autores de trabalhos das áreas de Ciências da Vida, Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Humanidades, e um, para a área de Tecnologias”, relata Bruno Teixeira. 

Trabalhos inscritos

26ª Semana de Iniciação Científica – 1.965

6º Seminário de Iniciação Científica Júnior – 119 

20º Encontro de Extensão – 543

21ª Semana da Graduação – 185

7ª Jornada de Apresentação do Conhecimento Produzido pelos servidores 

técnico-administrativos em Educação – 5

Programa de Apoio à Inclusão e Promoção à Acessibilidade (Pipa) – 11

Apresentação de pôsteres em edição anterior da Semana do Conhecimento
Apresentação de pôsteres em edição anterior da Semana do Conhecimento Lucas Braga/UFMG

Ana Rita Araújo