Rumo ao terceiro milhar

Enade

Estudantes da UFMG que participarão, no próximo dia 26, do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 podem consultar os locais de prova na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/Inep

Só é possível imprimir o Cartão de Informação do Estudante após o preenchimento de questionário obrigatório. Mais informações podem ser obtidas no edital. A prova do Enade é componente curricular obrigatório para os cursos de graduação e indispensável para a colação de grau.

Vestibular de Habilidades

Estão abertas, até 11 de dezembro, exclusivamente pela internet, as inscrições para candidatos a vagas nos cursos de graduação em Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança, Design de Moda, Música e Teatro. Para concorrer às vagas, os candidatos devem, obrigatoriamente, ter realizado o Enem 2017. As normas do concurso estão publicadas em edital, também na página da Comissão Permanente do Vestibular.

Quanto às vagas nos outros cursos de graduação da UFMG em 2018, os candidatos que fizeram a prova do Enem 2017 devem efetuar sua inscrição no processo seletivo do Sisu, cujo cronograma será publicado nas páginas do MEC e do Sisu UFMG.

50 anos da Química

Estudantes e professores do Departamento de Química vão levar à Praça da Liberdade, no sábado, 25, informações sobre os três cursos de graduação (Química Tecnológica, licenciatura e bacharelado em Química) e as pesquisas realizadas na pós-graduação.

Criado em 1967, o Programa de Pós-graduação em Química é considerado de excelência internacional, com nota máxima (7) na avaliação da Capes. É um dos mais tradicionais e consolidados do país, com produção publicada em periódicos altamente qualificados e número elevado de patentes depositadas e concedidas. Formou centenas de mestres e doutores, e diversas universidades brasileiras contam com egressos do curso em seus corpos docentes. A atividade Química faz bem será realizada das 9h às 12h, em local próximo ao coreto, com exposição de banners e conversas com os transeuntes.

Cene da montagem 'Os Negros'
Cena da montagem 'Os Negros' Naum Produções

Teatro do absurdo

Os alunos concluintes do Curso Técnico de Formação do Ator do Teatro Universitário (TU) montaram os espetáculos Os negros e A cerimônia, adaptações de textos do francês Jean Genet e do espanhol Fernando Arrabal. A temporada prossegue até 10 de dezembro na Funarte-MG (Rua Januária, 68, bairro Floresta), com entrada gratuita, mediante retirada de senha na recepção, uma hora antes do início. A cerimônia fica em cartaz às quintas e domingos, às 19h, e Os negros, nos mesmos dias, às 20h30. Aos sábados, A cerimônia é apresentada às 18h, e Os negros, às 20h30.

As duas peças são representativas do Teatro do Absurdo e foram escritas na década de 1950, no período pós-Segunda Guerra. Em comum, elas adotam a metalinguagem, o diálogo com elementos rituais e religiosos, o protagonismo de personagens marginalizados e a abordagem de uma espécie de “banalização do mal” (crimes cometidos supostamente por amor, em Arrabal, e a naturalização da morte de pessoas negras, em Genet). A direção dos espetáculos é do professor Rogério Lopes (TU), com direção de arte dos professores Tereza Bruzzi (TU) e Cristiano Cezarino (Arquitetura), que orientaram alunos e ex-alunos na produção de cenários, figurinos e iluminação.

Jabuti para Magda Becker

O livro mais recente da professora emérita Magda Becker Soares, Alfabetização: a questão dos métodos (Editora Contexto, 2016), ganhou o Prêmio Jabuti de 2017, na categoria Educação e pedagogia.

Fundadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), vinculado à Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, Magda Soares compartilha décadas de leituras e pesquisas com a intenção de subsidiar a atuação de professores. A abordagem da obra se divide em aspectos como fases de desenvolvimento no processo de aprendizagem da escrita, aprendizagem em diferentes ortografias e no português brasileiro, consciência metalinguística e aprendizagem da escrita, consciência fonológica e fonêmica (e a relação com a alfabetização). Com 384 páginas, o livro custa R$ 59,90 e pode ser adquirido em: https://editoracontexto.com.br...

Biblioteca da Física

Criado há quatro décadas, o Centro de Documentação foi o embrião da atual biblioteca do Departamento de Física, cuja história será celebrada nesta sexta-feira, 24, com o lançamento do e-book Biblioteca Manoel Lopes de Siqueira: Trajetórias. O evento será às 14h, no auditório 3 do ICEx. A comemoração tem site específico e também será marcada pela publicação de catálogo de fotografias.

Desde a sua criação, em 1977, a Biblioteca passou por várias transformações. Em 1998, por exemplo, foi automatizada, junto com as demais unidades do Sistema de Bibliotecas da UFMG. Dez anos depois, inaugurou a coleção de Obras Especiais. A mais antiga delas,  datada de 1887, é Traité élémentaire de physique, de Adolphe Ganot. Em 2007, a Biblioteca recebeu o nome de Manoel Lopes de Siqueira, em homenagem ao engenheiro que chefiou o Departamento de Física por duas vezes, nas décadas de 70 e 80.