Entre o remédio e o veneno

De gente grande para gente pequena

Editora UFMG estreia coleção que adapta conhecimento científico ao universo infantil; lançamento será realizado durante Feira do Livro

Imagens das capas dos seis primeiros livros da coleção
Imagens das capas dos seis primeiros livros da coleção Reprodução

Por que os animais entram em extinção? De onde vem a água dos rios? Por que sentimos dor? Mães, tios e avós já viveram momentos em que as crianças disparam sua metralhadora de perguntas, ansiosas por desvendar um mundo que, de uma hora para outra, passou a se apresentar como sequência infinita de incógnitas, e não mais apenas como conjunto de exclamações. Para ajudar os adultos na tarefa de aplacar essas curiosidades, a Editora UFMG está lançando a coleção Universidade das Crianças, na qual professores e pesquisadores se valem do conhecimento científico para elaborar respostas criativas e lúdicas para dúvidas surgidas no universo infantil.

Os primeiros seis livros serão lançados nesta semana, durante a 9ª Feira Universitária do Livro. O evento será realizado pela Editora UFMG, na Praça de Serviços, até 22 de março, com descontos que partem de 40%. Outros volumes da coleção devem chegar às livrarias nos próximos meses.

O diretor da Editora UFMG, Flávio Carsalade, explica que a coleção foi criada para atender a uma demanda identificada. “A alta procura pelas atividades que o Espaço do Conhecimento UFMG desenvolve com foco em crianças e adolescentes já indicava o interesse desse público por temas relacionados à ciência”, afirma. “Paralelamente, percebemos que a Universidade reúne vários grupos que vinham adaptando as informações científicas para jovens. O que fizemos foi criar um canal para a divulgação desses trabalhos em livros”, explica o diretor.

A coleção nasce de uma parceria entre a editora e o projeto Universidade das Crianças, que, há mais de uma década, tem aliado didática ao rigor científico para responder perguntas que crianças fazem sobre o próprio corpo, animais, plantas, astronomia e relações humanas. Com a parceria, especialistas da Universidade estão sendo convidados a escrever livros para responder às principais questões contidas no banco de perguntas do projeto.

“Trata-se de um trabalho que aproxima a Universidade de questões próprias da sociedade”, afirma a professora Débora d’Ávila Reis, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), coordenadora do projeto Universidade das Crianças. “Foi por isso que a Editora UFMG nos fez esse convite. As crianças têm facilidade de expor questões que, muitas vezes, são dúvidas de todos nós, mas que nem sempre ousamos expressar”, afirma. Além de subsidiar a coleção com seu manancial de temas e questões, o Universidade das Crianças fornece ilustradores para a empreitada. “A ilustração também é parte da narrativa. Nos livros, as perguntas são respondidas por duas pessoas, aquele que escreve e aquele que ilustra”, argumenta Débora.

“Mais do que responder a perguntas, os livros buscam abrir a mente das crianças para novas questões. É uma proposta muito inovadora”, afirma a professora Zélia Versiani, da Faculdade de Educação. Segundo ela, que é uma das leitoras críticas da coleção, o projeto reúne livros que contemplam desde as crianças que não sabem ler e que precisam da mediação de adultos para ter acesso às histórias até aquelas que já leem com autonomia.

A música de Milton
A partir desta edição, a Feira Universitária do Livro contará com programação cultural. Em razão do lançamento da coleção infantil, as atividades deste ano serão, em sua maioria, destinadas a crianças. 
No dia 20, às 9h, a Praça de Serviços recebe uma oficina de desenho para crianças de quatro a oito anos, seguida de roda de conversas sobre livros e animações. Às 11h, está agendada a oficina Um help no self, com dicas para crianças com nove anos ou mais sobre como fazer uma selfie no celular. Às 12h, será oferecida uma atividade de origami.

No dia 21, quarta-feira, Chico Amaral e a Editora UFMG farão o pré-lançamento do livro A música de Milton Nascimento. Duzentos exemplares da obra serão vendidos com 40% de desconto para os primeiros compradores. A venda ocorrerá a partir de 11h30. Às 12h30, Chico Amaral apresenta o show Jazz mineiro e promove sessão de autógrafos.

Ewerton Martins Ribeiro