Entre o remédio e o veneno

Preparação para pós
Estudantes interessados em cursar pós-graduação podem se inscrever, até 2 de abril, no curso Métodos e técnicas em pesquisa científica: preparação para a pós-graduação, que será oferecido de 26 de abril a 17 de maio na Escola de Ciência da Informação (ECI). Com 40 horas-aula, o curso oferecerá instruções sobre a preparação de projeto de pesquisa e informações sobre fundamentos do método científico e escrita de artigos acadêmicos. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cenex@eci.ufmg.br e nesta página.

Voz do ator
O curso de extensão A voz do ator: cuidados, técnicas e expressividade, de 8 horas-aula, recebe inscrições até 9 de abril. Podem se candidatar maiores de 16 anos em busca de informações introdutórias sobre voz cênica, nos aspectos técnicos, de saúde vocal e de expressividade. As aulas serão realizadas de 10 de abril a 22 de maio, na Escola de Belas Artes, às terças-feiras, das 18h30 às 20h. As inscrições devem ser feitas pela internet.

Febre amarela
A eficácia da vacina contra febre amarela será discutida no próximo sábado, 24, a partir das 11h, no Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade. Os convidados desta edição do Café Controverso: saúde em pauta são os médicos Tânia Marçal e José Geraldo Leite Ribeiro, que participarão de mesa mediada pela professora aposentada da Faculdade de Medicina Rocksane Norton.

O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia. O público poderá tirar dúvidas sobre a febre amarela, doença infecciosa febril aguda causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores. Na forma silvestre, o inseto pica um macaco contaminado e o transmite para o ser humano. Na forma urbana, o Aedes aegypti pica uma pessoa contaminada e passa o vírus para outra.

Até meados de março, Minas Gerais registrou 320 casos da doença, dos quais 108 evoluíram para óbito. Outros 624 casos suspeitos estão sob investigação. Cerca de dois milhões de pessoas ainda não receberam imunização, oferecida gratuitamente nos postos de saúde.

Prêmio Carolina Nemes
Com o objetivo de reconhecer as contribuições femininas para o desenvolvimento da física no Brasil, foi instituído o Prêmio Carolina Nemes, que será outorgado a mulheres em início de carreira (que tenham terminado o doutorado na área da Física há até dez anos). As candidatas também devem ter concluído o doutorado no Brasil e, a partir de então, atuado em instituições brasileiras ao menos durante 70% da carreira. As indicações deverão ser encaminhadas até 31 de março.

Podem propor candidaturas sócios da Sociedade Brasileira de Física (SBF), a própria interessada em concorrer e instituições universitárias e centros de pesquisa. A vencedora receberá diploma e prêmio em dinheiro. A indicação deve ser enviada para o e-mail premiocarolinanemes@sbfisica.org.br.

Criado pela SBF com apoio do Grupo de Trabalho para Questões de Gênero (GTG), o prêmio presta homenagem à professora da UFMG Maria Carolina Nemes, que faleceu em dezembro de 2013. Mestre e doutora pela USP, ela ingressou na Universidade como professora em 1991. Atuava, sobretudo, na área de física quântica de campos.

Economia e mercado florestal
Dissertação sobre regularização do passivo de reserva legal nos estados do Pará e Mato Grosso, defendida no Programa de Pós-graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais da UFMG, alcançou o primeiro lugar na categoria profissional do 5º Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal, promovido pela Escola de Administração Fazendária do Ministério da Fazenda. A autora, Rayane Pacheco Costa, foi orientada pelos professores Raoni Rajão e Britaldo Soares-Filho.

Na mesma categoria, Elaine Lopes da Costa recebeu menção honrosa por dissertação sobre a importância do açaí no desenvolvimento socioeconômico das famílias extrativistas no Acre, trabalho desenvolvido no mesmo Programa, sob a orientação dos professores Britaldo Soares-Filho e Sónia Carvalho Ribeiro.

Natural do Pará, Rayane Pacheco Costa concluiu o mestrado em 2016 e atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da UFMG, sob orientação do professor Raoni Rajão. Elaine Lopes da Costa nasceu no Acre e terminou o mestrado em 2017.

Sarandeiros

Grupo Sarandeiros
Grupo Sarandeiros vai selecionar novos dançarinos em audição e estágio Divulgação

O Grupo de Dança Sarandeiros, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), vai promover, no dia 14 de abril, sua audição anual para a seleção de novos dançarinos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas em formulário disponível no site do grupo.

Podem se candidatar pessoas com mais de 17 anos que demonstrem habilidades em qualquer estilo de dança. Durante três meses, os selecionados participarão de aulas e oficinas e, no dia 29 de junho, passarão por avaliação final, que consiste em uma apresentação, por meio da qual será decidida a relação definitiva de aprovados. A participação no grupo é gratuita e voluntária.