Velhice malnutrida

Acontece

Genética
Candidatos a apresentar trabalhos no Gene Time Conference 2018 podem submeter resumos até 1º de junho. O evento, agendado para o período de 22 a 24 de agosto, no campus Pampulha, vai comemorar os 20 anos do Programa de Pós-graduação em Genética do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). 

Serão aceitos trabalhos nas áreas de genética funcional, genética animal e humana, biotecnologia, ômicas e bioinformática, evolução, população e biodiversidade, genética forense e ensino e extensão.
As inscrições devem ser feitas na página do evento.

Dia da África
O Dia da África (25 de maio) é a motivação para evento que será realizado pela primeira vez na UFMG. Iniciativa de estudantes intercambistas africanos na Universidade, que formaram o coletivo AfriCultura, o evento terá, nesta semana (23 a 25), no campus Pampulha, palestras e mesas, feira de arte e artesanato, exibição de filmes, oficinas de tranças e turbantes, dança e poesia, entre outras atividades.

O objetivo do Dia da África: Tu Shehekee Mizizi Yetu – celebrando nossas raízes é divulgar a cultura africana, contribuindo para desfazer preconceitos e distorções, e promover a interação dos estudantes, intercambistas e não intercambistas. Pôsteres com informações gerais de 13 países representados na Universidade servirão como “embaixadas”. Mais informações estão no site da Pró-reitora de Assuntos Estudantis, que apoia o evento.

Bairros
O programa Panorâmica, da TV UFMG, apresenta, até 15 de junho, documentários sobre os bairros Mangabeiras, Lagoinha, Buritis, Cidade Ozanam e Concórdia, todos de Belo Horizonte. Produzidos por alunos do primeiro período do curso de Arquitetura e Urbanismo, os filmes abordam desde o surgimento dessas áreas até sua situação atual, em diálogo com a comunidade e evocando reflexões sobre a apropriação do espaço urbano.

As produções contêm imagens de plano geral, focam arquitetura e locais icônicos e dão protagonismo aos moradores, que revelam sua rotina, fazem críticas e reivindicações. O curta sobre o Concórdia documenta a presença do congado na comunidade.

O Panorâmica é exibido no Canal ­Universitário (12, da NET, e 14, da OI TV), às terças (12h15), quartas, sextas (19h30) e sábados (20h). Os filmes estão disponíveis também no canal da TV UFMG no Youtube.

Pós no ICA

Mestrado e doutorado em Produção Vegetal oferecem 22 vagas
Mestrado e doutorado em Produção Vegetal oferecem 22 vagas Lucas Braga/UFMG

O Instituto de Ciências Agrárias (ICA), no campus de Montes Claros, inscreve para pós-graduação em três cursos stricto sensu: Sociedade, Ambiente e Território; Produção Animal e Produção Vegetal. Todos têm vagas para mestrado, e apenas o último oferece doutorado.

Com 20 vagas, o mestrado em Sociedade, Ambiente e Território é oferecido em associação com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e tem duas linhas de pesquisa: Sociedade e ambiente e Território e desenvolvimento. As inscrições serão encerradas em 4 de junho. O Mestrado em Produção Animal (10 vagas) é dividido nas seguintes áreas: manejo e criação, nutrição e alimentação e qualidade de alimentos. As inscrições seguem até 8 de junho. 

O mestrado e o doutorado em Produção Vegetal oferecem 17 e cinco vagas, respectivamente, para as linhas Ciência e tecnologia do cultivo de plantas e Ciência e tecnologia de recursos ambientais e interação de plantas. As inscrições terminam em 11 de junho. Editais e outras informações podem ser encontradas no portal do ICA.

Reestruturação urbana
As transformações no espaço urbano e em suas formas de governo, com enfraquecimento dos espaços democráticos de decisão, compõem o tema central do livro Cidade Estado Capital: reestruturação urbana e resistências em Belo Horizonte, Fortaleza e São Paulo. 

A publicação apresenta os resultados da pesquisa Financiamento do desenvolvimento urbano, planejamento, inclusão socioterritorial e justiça social nas cidades brasileiras, realizada em 2016 e 2017, por meio de parceria dos grupos Praxis e indisciplinar, da Escola de Arquitetura da UFMG, com o LabCidade (USP) e o Lehab, da Universidade Federal do Ceará, com apoio da Fundação Ford.

A obra aborda a associação cada vez maior entre Estado e setor privado para projetos de renovação urbana implementados por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs), que implicam a instauração de novas formas de governança e regulação do território. O livro está disponível para download.

Mobilidade
Em série de sessões nas unidades acadêmicas da UFMG, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) apresenta os programas de mobilidade internacional a alunos da graduação. Os encontros abordam a importância da mobilidade e oportunidades, por exemplo, em prestigiadas universidades da América Latina.

A UFMG realiza duas grandes chamadas anuais: no primeiro semestre, a do Programa Minas Mundi, que é baseada em acordos bilaterais e constitui o maior programa de intercâmbio internacional do Brasil; no segundo semestre, a Chamada Unificada de Habilitação, que envolve os acordos em rede e contempla os programas ibero-latino-americanos.

Algumas das unidades que receberão as sessões em breve são as escolas de Música (24 de maio), Ciência da Informação, Letras e Fafich (29 de maio) e Face (5 de junho). O calendário dos encontros e outras informações estão no site da DRI.