Velhice malnutrida

Mistérios iluminados

Selo da Editora UFMG lança livro infantojuvenil que aborda fenômenos relacionados à luz

O selo Estraladabão, da Editora UFMG, acaba de lançar o livro Um dia luminoso, de autoria de Adlane Vilas-Boas, professora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), e do arte-educador Fabrício Fidélis. A obra conta a história de Jéssica, “uma criança como outra qualquer e que soube sonhar e seguir os seus sonhos”. Na trama, ela busca respostas para mistérios científicos relacionados à luz e à natureza.

Reprodução

“Eu tinha sido contemplada em um edital de divulgação científica do CNPq e do Instituto Tim para o ano internacional da luz, em 2015, na categoria em que se visava contemplar crianças de seis a dez anos. Foi aí que surgiu a ideia de criar um livro interativo”, explica Adlane.

Adlane atuou principalmente na redação do texto, enquanto Fabrício Fidélis, que atua há 15 anos em escolas da rede municipal de Belo Horizonte, concentrou-se na criação da protagonista e na roteirização da história. Fidélis foi orientando de Adlane em seu mestrado, desenvolvido na Faculdade de Educação. Os alunos de Fabrício Fidelis acompanharam de perto o trabalho de concepção da obra e de sua personagem, ajudando os criadores a aproximarem a história da realidade deles.

O ponto de partida para a redação foram os textos sobre o tema – a luz e seus mistérios – que já haviam sido desenvolvidos e lançados no Ciência para Todos, programa que divulga textos de ciência nos ônibus coletivos de Belo Horizonte e Contagem. Em seguida, os criadores investiram na elaboração de uma história que unia literatura e ciência, numa abordagem lúdica de temas como fotossíntese, bioluminescência, arco-íris e eletricidade.

Literatura multimídia
A obra conta com ilustrações de Bruno Assis Fonseca, que se inspirou na Vila Acaba Mundo e no Aglomerado da Serra para criar o ambiente de periferia em que a história se passa. Segundo Adlane Vilas-Boas, o objetivo da obra é despertar na criança o interesse pela ciência e oferecer ferramentas tecnológicas acessíveis para que o processo de aprendizagem seja mais divertido.

Paralelamente ao texto, o livro conta com uma série de “QR Codes” ao longo de suas páginas. Escaneados pela câmera de um telefone celular, esses códigos são convertidos em ligações multimídias que complementam a narrativa com outros textos, músicas, vídeos, poesias e animações sobre os temas de ciência abordados.

Cerca de duas mil cópias da obra serão distribuídas gratuitamente em escolas municipais e estaduais e durante a 70ª Reunião Anual SBPC, que neste ano será realizada em Maceió. “Por questões afetivas, também enviaremos exemplares para escolas das cidades onde nascemos”, conta a autora.

Um dia luminoso é indicado para crianças de 6 a 13 anos. Mais novo selo da Editora UFMG, o Estraladabão leva ao mercado obras que tratam do conhecimento científico em abordagem adaptada para o universo infantil.

Livro: Um dia luminoso
Autores:  Adlane Vilas-Boas e Fabrício Fidélis
Ilustração: Bruno Assis Fonseca
Editora UFMG (selo Estraladabão)