Artilharia pesada contra o zika

Premiados em Montevidéu
Três estudantes da UFMG foram premiados na 26ª edição das Jornadas de Jovens Pesquisadores da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), realizada em Mendoza (Argentina). Eles integraram delegação composta de dez alunos da Universidade que apresentaram trabalhos no evento, de 17 a 19 de outubro.

Tahyná Duda Deps Almeida, que cursa doutorado em Odontologia, apresentou o trabalho Saúde bucal de indivíduos brasileiros com mucopolissacaridose: um estudo transversal pareado. Tiago Augusto Gonçalves Mello, aluno de graduação em Arquitetura, expôs estudo sobre Desempenho de blocos de terra comprimida com resíduos de construção e demolição incorporados. O trabalho de Ana Clara Mansur Carvalho, graduanda em Direito, abordou o tema Entendimento internacional do direito à moradia e sua influência no desenvolvimento regional.

Declaração de Macau
A UFMG assinou, no último dia 27, a Declaração de Macau sobre a cooperação no ensino superior, em evento realizado de 26 a 30 de outubro, em Macau (China). A reitora Sandra Regina Goulart Almeida, que participou da primeira sessão do Fórum dos Reitores de Ensino Superior da China e dos Países de Língua Portuguesa, acompanhada do diretor de Relações Internacionais da UFMG, Aziz Saliba, saudou a iniciativa, que considera ser um “extraordinário investimento no ser humano e no seu perene aperfeiçoamento”. E disse acreditar que esta é uma “oportunidade única no mundo”, para a formação de uma sociedade global do conhecimento com características lusófonas.

Na opinião da reitora, trata-se também de oportunidade de conduzir mais pesquisas e publicações conjuntas “com o fito de dar mais impacto e visibilidade ao que é realizado, em face da condição de excelência e relevância que as instituições têm em suas respectivas sociedades”.

Ouro na Bulgária

Lucas e Tamires: sucesso em dupla e nas performances individuais
Lucas e Tamires: sucesso em dupla e nas performances individuais Ivan Ferreira Melogym

Os atletas Lucas Santiago e Tamires Rebeca, formados pelo projeto de ginástica aeróbica da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, conquistaram medalha de ouro entre duplas na Copa do Mundo da Bulgária, disputada no mês passado. Lucas conquistou o ouro no individual masculino, sagrando-se campeão da World Series, e Tamires alcançou a quinta colocação geral na disputa.

O projeto de ginástica aeróbica da UFMG existe há 21 anos e promove a formação esportiva gratuita de crianças, jovens e adultos. A iniciativa é coordenada pela professora Kátia Lucia Moreira Lemos, que, em suas redes sociais, comemorou mais um feito: “O hino nacional tocou duas vezes, estou com minha alma lavada. Obrigada a todos que acreditaram em nós”, afirmou a professora.

Em agosto, a TV UFMG produziu reportagem sobre o projeto no âmbito de uma série sobre esporte universitário.

Educação básica
A Revista Brasileira de Educação Básica, publicada pelo Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822-2022, da Faculdade de Educação, acaba de lançar o número especial Educação e Democracia. O volume busca discutir experiências educacionais desenvolvidas por professores em relação a princípios éticos e respeito aos direitos humanos.

A edição contém oito artigos, duas resenhas de livros e entrevista realizada com professores de escola municipal de Ibirité. Os textos enfatizam a importância da educação como promotora de valores democráticos.

Atualização em língua inglesa
Estão abertas até 3 de dezembro as inscrições para o curso de especialização em Língua Inglesa que a Faculdade de Letras vai oferecer de janeiro de 2019 a julho de 2020. O curso terá disciplinas na modalidade a distância e, nos meses de janeiro e julho, atividades presenciais. As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas no posto de atendimento da Fundep, na Praça de Serviços do campus Pampulha, ou pela internet.

Podem participar educadores e outros profissionais interessados no estudo aprofundado da língua inglesa. Professores da rede pública ou particular e ex-alunos da Fale UFMG terão desconto de 25%.

Vírus HTLV
Pesquisadores, médicos, pacientes e seus familiares estarão reunidos no próximo dia 10, na Faculdade de Medicina, para atividades que vão marcar em Belo Horizonte o Dia Mundial do HTLV. Retrovírus da família do HIV, o HTLV pode causar doença degenerativa e leucemia/linfoma, além de intercorrências graves, como uma dermatite difícil de tratar.

O vírus infecta células do sistema imune e pode ser transmitido por meio da amamentação, transfusão de sangue, transplante de órgãos e uso de drogas ilegais injetáveis. Como o HTLV é muito pouco conhecido por médicos e outros agentes de saúde, geralmente suas consequências não são tratadas desde o início, o que impede medidas mais eficazes de redução do sofrimento dos pacientes. A UFMG estuda o HTLV há mais de duas décadas e integra grupo interinstitucional de pesquisa. A programação e o formulário de inscrição estão disponíveis no site do evento.