Declaração inspiradora

Acontece

Curso de Idiomas
Cursos de férias – alemão, espanhol, francês, grego, inglês, italiano, latim e Libras – distribuídos entre os turnos da manhã e da tarde estão com inscrições abertas até 10 de janeiro. Oferecidos pelo Centro de Extensão (Cenex) da Faculdade de Letras, as formações recebem alunos a partir de 14 anos (com exceção dos cursos de alemão, cuja idade mínima é de 16 anos). A inscrição, paga, deve ser feita pelo site da Fundep.

Interessados em iniciar o curso em estágio mais avançado devem comprovar o nível básico ou fazer o teste de nivelamento, que está agendado para 15 de dezembro. As inscrições devem ser feitas pela internet .

Brasil, uma biografia
O jornal britânico Financial Times publicou listas dos livros considerados os melhores do ano por seus editores. Na categoria de publicações sobre política, a obra Brazil: A biography, das professoras Heloisa Starling (UFMG) e Lilia Schwarcz (USP), aparece entre as 14 selecionadas.

O jornal ressaltou a importância da obra, de caráter historiográfico, em relação aos recentes acontecimentos políticos no Brasil: “À medida que o país entra em uma nova era sob a presidência de Jair Bolsonaro, um populista de extrema-direita, essa história longa e animada, escrita por duas acadêmicas de renome, ajuda a explicar por que o potencial do Brasil foi frustrado tantas vezes”, escreveu o jornalista Gideon Rachman.

Em julho, quando o livro foi lançado pela editora britânica Allen Lane, o Financial Times publicou resenha sobre a obra e a definiu como uma história convincente, perspicaz e não convencional.

Escrita, som, imagem
Estão abertas, até 20 de janeiro, as inscrições de comunicações individuais ou coordenadas de pesquisas a serem apresentadas no 2º Colóquio Internacional Escrita, Som, Imagem da UFMG, que ocorrerá de 21 a 25 de maio de 2019, no campus Pampulha. 

O evento é destinado a pesquisadores e a artistas interessados em questões de natureza transdisciplinar e envolve literatura, música, artes visuais, cinema, teatro, arquitetura e mídias digitais, visando à compreensão dos fenômenos culturais em uma perspectiva histórica. As inscrições devem ser feitas pela internet.

Vozes de natal

O Ars Nova – Coral da UFMG fará, neste mês, três concertos para celebrar o Natal. No dia 17, às 19h, a apresentação será no auditório da Reitoria, no campus Pampulha. No dia 19, às 20h, na Igreja São João Evangelista (Rua do Ouro, Bairro Serra), e, no dia 20, às 19h30, na Igreja da Boa Viagem (Rua Sergipe, 175).


O programa de música coral acompanhada por harpa, órgão, orquestra de cordas e peças a cappella inclui alguns dos mais conhecidos “hits natalinos”, como um moteto barroco de Johann Sebastian Bach, uma folia de reis do Sul de Minas, de Nelson Salomé, a Cerimônia de Cantos de Natal, de Benjamin Britten, e uma canção brasileira do século 20, de Heitor Villa-Lobos.

Um do concertos de Natal do Ars Nova será realizado no auditório da Reitoria
Um do concertos de Natal do Ars Nova será realizado no auditório da Reitoria Duda Bona/UFMG

Bem público
Reitores e integrantes de conselhos, redes e associações de instituições de ensino superior da América Latina e do Caribe e representantes de trabalhadores e de estudantes reuniram-se, na semana passada, em Córdoba (Argentina), para consolidar o plano de ação da Conferência Regional de Educação Superior para a América Latina e Caribe (Cres 2018), que será posto em prática nos próximos 10 anos.

“A reunião de trabalho reafirmou a posição contrária à mercantilização do ensino superior. A América Latina e o Caribe são regiões muito atrativas e visadas pelas grandes corporações”, disse a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, que representou, no evento, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

De acordo com a reitora, o encontro reforçou o princípio fundamental da Cres: educação pública superior como bem público, dever do Estado e direito de todos. Segundo ela, houve adesão em peso dos dirigentes das universidades, e isso se deve ao momento político delicado vivido na América Latina e no Caribe. Sandra Almeida participou da comissão que discute a internacionalização e a integração regional.

30 anos do SUS
A edição de dezembro do programa Dois Pontos, da TV UFMG, promove debate sobre saúde pública. Neste ano, o Ministério da Saúde completa 65 anos de criação, e o Sistema Único de Saúde (SUS) chega à sua terceira década de existência. No entanto, alguns números indicam que não há muito o que comemorar. Pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Medicina mostra que 87% dos usuários do SUS consideram seus serviços péssimos, ruins ou regulares.

A falta de recursos pode não ser o principal problema. Levantamento da Associação Nacional de Hospitais Privados mostra que, somente em 2017, o setor de saúde brasileiro desperdiçou cerca de R$ 100 bilhões, com exames desnecessários, erros médicos, excesso de equipamentos e fraudes.

O programa, que pode ser visto no Facebook e no YouTube da emissora, recebe as professoras Deborah Malta, da Escola de Enfermagem, e Telma Menicucci, do Departamento de Ciência Política da Fafich.