UFMG estelar

Mulheres na ciência
O projeto Minas Faz Ciência, da ­Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), lançou o e-book Mulher faz ciência: dez cientistas, muitas histórias, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (11 de fevereiro).

A publicação reúne depoimentos de dez pesquisadoras com diferentes perfis e de vários estados brasileiros, como a professora Rafaela Salgado, do Departamento de ­Bioquímica e Imunologia do ICB. Ela foi premiada por suas pesquisas sobre novos medicamentos para doenças negligenciadas pela indústria farmacêutica. Outra pesquisadora que teve sua trajetória destacada na publicação é a estudante Ingrid Spangler, de Ciência da Computação da UFMG, finalista de uma competição de hacking, modalidade ainda considerada território predominantemente masculino.

O e-book Mulher faz ciência: dez ­cientistas, muitas histórias tem redação da jornalista Alessandra Ribeiro, diagramação da publicitária Fatine Oliveira e colaboração do desenvolvedor web William Araújo.

Relevância das Ifes
Está no ar a segunda fase da campanha promovida pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para destacar a relevância dessas instituições para a sociedade brasileira. Produzida em vídeo, essa nova etapa contém depoimentos de personagens sobre como as universidades contribuem ou contribuíram para suas vidas, pessoais e profissionais.

O esforço é coordenado pelo Colégio de Comunicadores da entidade, e as peças são assinadas pelas instituições, entre elas a UFMG. O objetivo é mostrar a diversidade e a expressão da contribuição das Ifes em todo o território nacional. Lideranças sociais, políticas, econômicas e culturais de diversas regiões ressaltam a relevância das universidades para o desenvolvimento do país.

Das 13 melhores universidades brasileiras, dez são públicas e federais, segundo o último ranking global elaborado pela revista inglesa Times Higher Education (THE), divulgado no fim do ano passado. Os vídeos serão compartilhados pelas universidades e também podem ser assistidos no canal da Andifes.

Coltec em exposição
Fotografias das décadas de 1960 e 70 que retratam a construção e a inauguração do Colégio Técnico (Coltec), suas salas de aula e laboratórios podem ser vistas até 30 de abril, na exposição Memórias e momentos, instalada na biblioteca da unidade, no campus Pampulha. A mostra é uma homenagem aos 50 anos do Colégio, que serão comemorados no próximo dia 28 de abril.

Inauguração do prédio do Coltec em 1969
Inauguração do prédio do Coltec em 1969 Arquivo Coltec

O Coltec foi criado em 1969, a partir de convênio celebrado entre o Conselho Britânico, a UFMG, o CNPq e o Ministério da Educação (MEC), para atender a demanda de formação de profissionais técnicos de nível médio.

A exposição pode ser visitada na entrada da Biblioteca, campus Pampulha, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, até 22 de fevereiro, e das 7h30 às 22h, depois dessa data.

Jovens e adultos
O Centro Pedagógico (CP) recebe, até 1º de março, inscrições de estudantes com idade acima de 18 anos para os cursos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Há vagas para o ensino fundamental (do 5º ao 9º ano) e para o ensino médio (do 1º ao 3º ano). As aulas são gratuitas.

As inscrições deverão ser feitas na secretaria da EJA, terceiro andar do CP, campus Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 6.627). Caso o número de candidatos seja maior que o de vagas, terão prioridade os mais velhos. O resultado da seleção será divulgado no dia 8 de março, e as matrículas deverão ser efetivadas de 11 a 14 do mesmo mês.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-5187 e no site do Centro Pedagógico .

Aposentadoria
Planejamento financeiro, legislação, memória e relacionamento familiar são alguns dos temas das atividades que compõem o Programa de Educação para Aposentadoria da UFMG, oferecido pelo Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DRH). Até o dia 22 de fevereiro, é possível se inscrever para duas turmas, com 20 vagas cada, uma no campus Saúde e a outra no campus Pampulha. Serão 11 reuniões semanais.

O objetivo do programa é ampliar perspectivas e apoiar a construção de novos projetos de vida. No processo seletivo, serão priorizados os servidores que estiverem mais próximos de cumprir os requisitos para aposentadoria e, em caso de empate, os de idade mais avançada. As inscrições devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3409-3248 e 3409-3244 e pelo e-mail pea@prorh.ufmg.br.