Genes dos Andes

Acontece

Mar de lama

No último dia 25, dois meses depois do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, foi lançado, na Faculdade de Medicina, o livro Mar de lama da Samarco na Bacia do Rio Doce – em busca de respostas, que analisa os desdobramentos do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, há pouco mais de três anos.
Organizada pelos professores Tarcísio Márcio Magalhães Pinheiro, Marcus Vinícius Polignano, Eugênio Marcos Andrade Goulart e José de Castro Procópio, a coletânea reúne reflexões de 33 autores que versam sobre as relações entre o processo de mineração e as consequências advindas dessa prática nas ordens ambiental, social, econômica e de saúde. Mais informações estão disponíveis no portal do Projeto Manuelzão.

Lítio

Mineral estratégico, com grande potencial para uso nas indústrias química, metalúrgica, eletrônica e nuclear, o lítio será objeto de workhop no dia 25 de abril. Promovido pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), o evento, que vai reunir representantes de empresas do setor e pesquisadores da UFMG, contará com mesa-redonda e palestras técnicas com foco em mineração, pesquisa e desenvolvimento (P&D) e oportunidades econômicas. Após o evento, haverá um espaço de discussões temáticas destinado a pesquisadores e estudantes de pós-graduação. Estudos recentes indicam que o estado de Minas Gerais detém reservas significativas do mineral. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas pela internet por este link.

Estudos em Psicologia

Está disponível na internet a nova edição da revista Mosaico: Estudos em Psicologia, que marca o retorno da publicação, interrompida em 2012. Relançada no último dia 20, a revista tem novas seções – relatos de pesquisa, revisão crítica de literatura, relatos de experiência profissional, comentário crítico, convidados e entrevistas. Esta edição reúne cinco artigos e a entrevista Uma conversa sobre psicologia comunitária com a professora Verônica Morais Ximenes, da Universidade Federal do Ceará.
Abrigada no Portal de Periódicos da UFMG, a revista é publicada por alunos de graduação e de pós-graduação em Psicologia e está aberta permanentemente à submissão de trabalhos.

História geral da África

Vanicléia Santos é uma das historiadoras envolvidas no trabalho
Vanicléia Santos é uma das historiadoras envolvidas no trabalho Foca Lisboa | UFMG

As mulheres integrantes do comitê científico internacional que elabora a coleção História Geral da África, organizada pela Unesco, apresentaram o volume 9 da coleção em evento no campus Pampulha, no último dia 27. A apresentação foi conduzida pela professora Vanicléia Santos, do Departamento de História da Fafich, e por pesquisadoras da África do Sul, de Cuba, da França e da organização Afrodiaspora.
Foi a primeira apresentação mundial dos trabalhos realizados nos últimos seis anos pelo Comitê, que resultaram em três novos volumes da coleção (9, 10 e 11). A escolha do Brasil para abrigar a reunião deve-se a seu importante papel na Diáspora Africana – o país reúne a maior população originária daquele continente.
Com produção iniciada em 1964, a coleção História Geral da África (HGA) tem o objetivo central de contar a história do continente na perspectiva dos próprios africanos, livre de estereótipos e do olhar estrangeiro.


Banco de dentes

O Biobanco de Dentes Humanos da Faculdade de Odontologia da UFMG recebe doações de dentes para fins didáticos. Os materiais são higienizados, processados e armazenados a -20°C para uso em atividades de ensino e pesquisa. Grande parte dos dentes armazenados pelo Biobanco é proveniente de coleções cedidas por cirurgiões-dentistas. Como a origem é desconhecida, os dentes são utilizados unicamente para fins didáticos – sobretudo por estudantes que participam de pré-clínicas em Endodontia e Odontologia Restauradora.
As estruturas empregadas em pesquisas são os chamados “dentes frescos”, extraídos de pacientes que concordam com a cessão. Nesse caso, com origem e características conhecidas, esses dentes são utilizados, por exemplo, em modelos de careologia, em que terapias são testadas após a indução artificial de cáries no material.

Prêmio em Direito

Trabalho de mestrado sobre o papel do governo na elaboração e aprovação de leis sobre a educação básica, defendido na Faculdade de Direito em 2018, foi um dos três contemplados com menção honrosa pelo Prêmio Academy 2018, do Centro Internacional de Altos Estudos em Direito (CAED-Jus). A autora do trabalho é Caroline Stéphanie Francis dos Santos Maciel, que foi orientada pela professora Fabiana de Menezes Soares.
Caroline investigou a qualidade do processo legislativo, com foco na reforma do ensino médio. Ela analisou a regularidade da tramitação da lei 13.415/2017 e o mérito da reforma. Iniciativa de uma rede internacional de acadêmicos, o CAED-Jus busca o desenvolvimento de pesquisas e reflexões nesse campo do conhecimento. O Prêmio Academy é concedido anualmente a teses e dissertações no campo do direito ou em áreas afins, com base em avaliação de uma comissão de especialistas.