Genes dos Andes

Telefonia modernizada

Investimento de R$ 2,5 milhões vai gerar novos serviços e maior funcionalidade

Desde o fim do ano passado, a UFMG investe na atualização de todas as suas 18 centrais telefônicas instaladas em prédios dos campi Pampulha, Saúde e Montes Claros e nas unidades da área central de Belo Horizonte. A modernização vai alcançar cerca de 60% da infraestrutura, com benefícios que vão da garantia do funcionamento à possibilidade de agregar novos serviços ao sistema.

O diretor de Tecnologia da Informação, Dorgival Olavo Guedes Neto, conta que “alguns equipamentos já estavam fora de linha, o que dificultava sua manutenção e substituição”. Foram investidos R$ 2,5 milhões na compra e substituição dos equipamentos, além da instalação de mais três centrais.

Outro benefício gerado pelo investimento, segundo o engenheiro de telecomunicações do Centro de Computação (Cecom) Oséias Geraldo Bessa Viana, será a possibilidade de incorporação de novos serviços, como ramais IPs, analógicos e digitais – que poderão ser instalados em locais sem infraestrutura de telefonia, mas com acesso à internet –, ramais analógicos com bina e outros recursos, espelhamento dos ramais no computador, possibilidade de telefonia externa por IP por meio de aplicativo no celular e o recurso do “siga-me” do telefone fixo para o ramal IP por aplicativo, entre outros.

Interrupções

A troca dos equipamentos tem exigido interrupções temporárias no sistema telefônico da Universidade. Já migraram para o novo sistema as centrais instaladas nos prédios das faculdades de Ciências Econômicas e de Farmácia, da Escola de Engenharia e do Instituto de Ciências Biológicas.

A previsão é que o serviço seja concluído até o fim de maio. A atualização ainda vai alcançar a Reitoria, a Fundep, as faculdades de Educação (FaE) e de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), o Instituto de Ciências Exatas (Icex), as escolas de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) e de Veterinária, o Departamento de Logística de Suprimentos e de Serviços Operacionais (DLO), a Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), o CTNano, no BH-Tec, o Departamento de Ciência da Computação, a Faculdade de Direito, a Escola de Arquitetura, o Museu de História Natural e Jardim Botânico, a Faculdade de Medicina e o Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros.

Teresa Sanches