Sem perder o passo

Atendimento Odontológico

A Faculdade de Odontologia da UFMG oferece atendimento odontológico gratuito a crianças e adolescentes com síndrome de down, autismo, paralisia cerebral e outras doenças. As atividades são desenvolvidas no âmbito da disciplina Atenção odontológica para crianças e adolescentes com deficiência.

Coordenada pela professora Ana Cristina Borges, a matéria é ofertada a alunos de graduação (a partir do 5º período) e de pós-graduação. Cerca de 80 pacientes são atendidos por semestre. A demanda pelo serviço é grande e inclui crianças do interior do estado.

A disciplina oferece todas as formas de tratamento odontológico requeridas. O programa supre cerca de 90% das demandas, e o restante é encaminhado a outros centros odontológicos.

Vídeo produzido pela TV UFMG sobre o trabalho pode ser assistido no youtube.

Grupo Montevidéu

A UFMG sediou, no último dia 29, a primeira reunião presencial do Conselho Consultivo da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM). A pauta do encontro foi centrada na discussão do plano de ação que prevê a implementação, até 2027, das recomendações propostas pela Conferência Regional de Educação Superior para América Latina e Caribe (Cres 2018), aprovadas em Córdoba, Argentina, no ano passado.

A declaração produzida na Conferência e o plano de ação – concluído em março, durante conferência regional realizada em Lima, no Peru – são os dois documentos fundamentais das políticas de educação superior para a América Latina e o Caribe, que serão levados à Conferência Mundial de Educação Superior, em 2021.

Anfitriã do encontro, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida afirmou que os princípios norteadores das ações do Grupo Montevidéu são compartilhados pela UFMG. “Esse grupo representa uma rede de universidades públicas que procuram cooperar entre si, discutindo o papel político de luta por investimentos em educação, ciência, tecnologia e inovação”, avaliou.

Está no DNA

Dupla hélice do DNA, modelo proposto em 1953 por Francis Crick e James Watson
Dupla hélice do DNA, modelo proposto em 1953 por Francis Crick e James Watson Виталий Смолыгин | PublicDomainPictures.net

Estão abertas, até 23 de abril, as inscrições para a segunda edição do concurso Está no DNA, que vai premiar a representação mais criativa da molécula, que traz no núcleo das células toda a informação genética dos seres vivos. Podem ser inscritos trabalhos em forma de dobradura, pintura, moldagem, tricô, fotografia, mosaico e música.

Promovido pela Diretoria do ICB, o concurso tem apoio da Fundação Danilo Pena (Fundape), que patrocina o prêmio de R$500 entregue ao autor do melhor trabalho. Para se inscrever, basta enviar um e-mail com o assunto “Prêmio DNA” para comunica@icb.ufmg.br. Na mensagem, devem constar nome do interessado, título do trabalho com breve apresentação, área
física e infraestrutura necessárias para a exposição e contatos (e-mail e telefone).

O concurso marca as comemorações do Dia Internacional do DNA, celebrado em 25 de abril, data em que os trabalhos inscritos ficarão expostos no hall do ICB, das 9h às 15h. A seleção será feita por comissão julgadora, mas o público também poderá votar. O expositor do trabalho preferido pelo público receberá um voto extra. A urna ficará no local da exposição.

A divulgação do resultado do concurso ocorrerá no dia 27 de abril, e a entrega do prêmio, em data que será posteriormente agendada.

A dupla hélice de DNA é um modelo simples e estético proposto pelos cientistas Francis Crick e James Watson. Sua divulgação ocorreu em 25 de abril de 1953.

Internacionalização

Termina, no próximo dia 15, o prazo de inscrição para as bolsas concedidas pelo Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da Capes. A seleção interna é regulamentada por quatro editais que definem as regras para a escolha de doutorandos, doutores e professores que receberão bolsas.

Participaram da iniciativa 57 dos 67 programas de pós-graduação considerados elegíveis (com qualificação de 4 a 7). Eles integram 28 projetos relativos a quatro grandes “desafios contemporâneos”: Sustentabilidade, manejo de risco e governança; Novas tecnologias e fronteiras da ciência; Saúde e bem-estar; Direitos humanos.

Disponíveis na página da Pró-reitoria de Pós-graduação, os editais contemplam as seguintes categorias: bolsas de doutorado sanduíche no exterior, professor visitante no exterior, professor visitante na UFMG e doutor com experiência no exterior.

Seca em Januária

Setenta e oito municípios do Norte de Minas Gerais sofrem com a falta de chuvas. Entre as cidades mais afetadas pela seca está Januária, foco de estudo realizado no Instituto de Ciências Agrárias da UFMG. A dissertação de mestrado investigou como famílias rurais lidam com a seca aguda, como a registrada no período de 2012 a 2017. O autor da pesquisa é Gildarly Cruz, mestre em Sociedade, Ambiente e Território, curso que é fruto de parceria da UFMG com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

De acordo com o estudo, a seca não interfere diretamente no abastecimento de água para consumo doméstico, mas prejudica a produção de alimentos. O trabalho foi abordado pelo Programa Veredas da ciência, da Rádio UFMG Educativa Montes Claros, com reportagem de Maria Dulce Miranda e produção e locução de Amanda Lelis. O áudio pode ser ouvido na página Web Rádio no site do ICA.