Sem perder o passo

Livros sobre África

A UFMG recebeu, na última semana, doação de 666 obras sobre a África, em áreas como história, economia, política, antropologia, geografia, cinema e literatura. Os livros têm origem no extinto Instituto de Investigações Científicas Tropicais (IICT), de Portugal, e passam a integrar as Coleções Especiais da Biblioteca Universitária.

A grande maioria dos livros recém-chegados é escrita em português, mas há volumes em outros idiomas. O material inclui, ainda, fontes primárias para História da África, como correspondências e outros documentos do século 15 ao 18, referentes à administração portuguesa dos territórios da costa ocidental africana.

A doação amplia a coleção sobre a África na UFMG, iniciada pelo Centro de Estudos Africanos. O acervo passa a contar com cerca de 1.300 volumes, boa parte deles adquirida nos últimos anos de editoras de Moçambique e Angola. Os livros podem ser consultados em sala do 4º andar da Biblioteca Central, no campus Pampulha.