Muito além da sala de aula

Acontece

UFMG Educativa

Com o objetivo de desenvolver novos produtos e formatos diante dos desafios da produção de notícias, o jornalismo da Rádio UFMG Educativa está passando por reformulação. Desde 1º de maio, o Jornal UFMG, informativo diário de 30 minutos, não vai ao ar. Nesta parada, serão desenvolvidos novos programas, mantendo-se os compromissos fundamentais associados à qualidade da informação e à formação de novas gerações de jornalistas.

A reformulação é fruto de discussões que vêm sendo feitas no Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG. Desde 2017, as mudanças têm sido debatidas com a comunidade, por meio do Colóquio Universidade e Comunicação Pública, que teve duas edições: a primeira dedicada às mídias sonoras e a segunda, à produção textual jornalística no ambiente institucional. Entre as novidades implantadas nos últimos anos, destacam-se também a estreia do novo Portal Web da UFMG e a reestruturação da TV UFMG, núcleo hoje responsável por produções audiovisuais em múltiplas plataformas. A Rádio UFMG Educativa pode ser ouvida em 104,5 FM ou no Portal da UFMG.

Museu da Matemática

O Departamento de Matemática do ICEx apresentou oficialmente à comunidade, no fim de abril, o Museu da Matemática. O objetivo é levar o visitante a descobrir, por meio de brincadeiras, que a matemática está por trás das estratégias e do raciocínio lógico de jogos de tabuleiro, quebra-cabeças, enigmas aritméticos e outros materiais lúdicos.

O Museu reúne peças concretas e uma amostra da Exposição Matemática e Arte, da Sociedade Portuguesa de Matemática, que reúne elementos da Matemática Recreativa, retratada por Escher. O acervo diversificado – de jogos de tabuleiro a dobraduras de papel e sólidos perfeitos – já recebeu, no Festival da Matemática do ano passado, a visita de 3.200 alunos da educação básica.

O Museu é também espaço de formação dos estudantes de licenciatura em Matemática da UFMG. As visitas (aos sábados e em períodos não letivos) devem ser agendadas no Facebook.

Instalação no Museu da Matemática: espaço de formação
Instalação no Museu da Matemática: espaço de formação Divulgação | Facebook

Experiências com o livro

O Centro de Memória abriga, até 30 de maio, a exposição A construção do livro [de artista], dedicada a revelar possibilidades de experimentação com o livro tradicional. As obras expostas são da Coleção Livro de Artista, da Escola de Belas Artes, e a organização foi baseada na obra A construção do livro, de Emanoel Araújo. 

A exposição apresenta, de forma literal ou metafórica, as etapas da produção de um livro, desde a preparação de originais até o acabamento e a impressão. Mais de 20 escritores são contemplados, entre os quais estão Robert Filliou, Stéphane Mercier e Kenneth Goldsmith. Os temas incluem tradução, intertextualidade, transposição tipográfica, projeto gráfico e paratextos, como apêndices, ilustrações e notas. Iniciativa do projeto Gabinete do Livro, a mostra tem curadoria da professora Ana Utsch, da Escola de Belas Artes, e do designer Flávio Vignoli. O acesso é gratuito e aberto ao público.

Estraladabão

A Editora UFMG publicou o primeiro edital para seleção de obras originais do selo Estraladabão, que reúne livros de divulgação científica para o público infantojuvenil. O documento abre chamada para obras de temáticas diversas, tanto em proposições abertas quanto para a coleção Uma pergunta, várias respostas, que oferece olhares de especialistas de diferentes áreas do conhecimento.

Para candidatar-se à coleção, o autor ou organizador do livro deve apresentar um tema comum e textos de especialistas de áreas diferentes para falar sobre o assunto. No caso de obra avulsa, a proposta pode ser de ficção ou não ficção, desde que tenha a divulgação científica como objetivo. As inscrições seguem até 2 de setembro e podem ser feitas pessoalmente ou por correspondência. O edital está disponível no site da Editora UFMG.

Migrações

Interpretações que permeiam a temática das migrações, incluindo aspectos naturais e artísticos, além do compartilhamento de visões de mundo e saberes que se desdobram na discussão sobre o respeito às diferenças, estão presentes na edição 25 da Revista UFMG.

O volume é composto de 11 artigos assinados por especialistas de múltiplas áreas, da UFMG, de outras instituições brasileiras e do exterior. Há abordagens nos campos da geologia, literatura, legislação e estatística, entre outros. A Revista UFMG, publicação semestral, aborda sempre um grande tema, em perspectiva interdisciplinar, e também divulga resultados de pesquisas e de produções teóricas e artísticas.

Uma história do campus

A foto de capa da edição 2.056 do BOLETIM é de Bianca de Sá/Papelícula e não de Foca Lisboa/UFMG, como foi creditado na versão impressa.