Laboratórios para a inovação

Varia História

A revista Varia História, periódico do Programa de Pós-graduação em História, acaba de lançar o dossiê Cultura Escrita no Mundo Moderno (volume 35, no 68, maio/ agosto de 2019).

Entre os destaques da edição estão os artigos Mobilidade dos textos e diversidade das línguas: traduzir nos séculos XVI e XVII, do historiador francês Roger Chartier, e Literatura da experiência no século XVII, de Christian Jouhaud. Os artigos e resenhas podem ser lidos na internet

Cidadã honorária

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida recebe, nesta terça, 28, às 19h, o título de Cidadã Honorária de Belo Horizonte, concedido pela Câmara Municipal. Segundo o vereador Arnaldo Godoy, autor da indicação, trata-se de um reconhecimento ao trabalho da professora como reitora da UFMG. “Neste momento de ataque, essa homenagem se estende a toda a Universidade, que tem sido resistente na luta em defesa da educação de
qualidade, da democracia, da liberdade de pesquisa e de pensamento”, afirma.

A cerimônia será realizada na Câmara Municipal, no bairro Santa Efigênia. Sandra Goulart Almeida é professora titular da área de estudos literários da Faculdade de Letras e pesquisadora 1C do CNPq. Formada em Letras pela UFMG, é mestre e doutora pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (EUA). Ela foi vice-reitora da UFMG na gestão 2014-2018.

Ativismo juvenil e política

O que podemos enxergar além da polarização – participação plena ou apatia – sugerida pelos estudos relacionados à participação da juventude nas políticas públicas? Essa pergunta orienta a reflexão feita
no livro Ativismo juvenil e políticas públicas: o caso do Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte, de autoria do jornalista Bruno Vieira. A obra é um desdobramento da dissertação de mestrado defendida na
Pós-graduação em Psicologia, da Fafich.

“É um trabalho que se frutifica a partir das minhas experiências pessoais (e políticas), que se apresenta como uma tentativa de contribuir (teórica e epistemologicamente) com um debate sobre participação juvenil e incidência
política”, afirma o autor, em trecho do livro que está sendo lançado nesta semana. A obra, publicada pelo Grupo Editorial Letramento, custa R$ 32,90 e pode ser adquirida no site da Editora.

Domingo no Campus em Montes Claros

O Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros, realizou, no último dia 19, a segunda edição do Domingo no Campus. Entre as atrações, foram oferecidas 12 oficinas com atividades artesanais, esportivas, culturais, sobre educação ambiental, inclusão e acessibilidade, além de brincadeiras de rua e contação de histórias.

Os estudantes do Programa PET Neutraliza, do curso de Engenharia Florestal, calcularam o volume de carbono emitido durante o evento pela geração de resíduos sólidos, queima de combustível e gasto de energia elétrica, para, posteriormente, fazerem sua neutralização com o plantio de mudas em áreas degradadas.

Crianças se divertiram nos carrinhos de rolimã
Crianças se divertiram nos carrinhos de rolimã Amanda Lelis | Cedecom Montes Claros

Engenharia, 108 anos

A Escola de Engenharia celebrou, no último dia 18, 108 anos de fundação, com homenagem às turmas de engenheiros formadas há 60, 50 e 25 anos. Durante a solenidade, realizada na própria Unidade, no campus Pampulha, a preocupação com os rumos da educação pública no país apareceu em boa parte dos discursos.

“A UFMG é um patrimônio do nosso país e do povo brasileiro e, como patrimônio, como riqueza e como legado, ela deve ser reconhecida e reverenciada”, afirmou a reitora Sandra Goulart Almeida, que voltou a manifestar sua preocupação com o bloqueio orçamentário recentemente anunciado pelo Ministério da Educação.

Orientadores para EAD

O Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG (Caed) está recebendo inscrições para seleção de 50 professores orientadores para os cursos de especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior (Gifes) e em Projetos Sociais: Formulação e Monitoramento, ofertados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). As inscrições podem ser feitas até 10 (Gifes) e 11 de junho (Projetos Sociais).

Avaliar e orientar os trabalhos de conclusão de curso propostos pelos alunos e integrar suas bancas de defesa estão entre as atribuições dos selecionados. Os interessados devem preencher formulário disponível no site do Caed, onde também podem consultar os editais de seleção. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-7489.

Formatura indígena

Trinta educadores indígenas das etnias Pataxó, Xakriabá e Pataxó-Hã-Hã-Hãe concluíram a Formação Intercultural de Educadores Indígenas (Fiei), oferecida pela Faculdade de Educação (FAE), com habilitação em Ciências da Vida e da Natureza. A cerimônia de colação de grau foi realizada no último dia 21, no auditório da Reitoria.

Os educadores são de São João das Missões e Itapecerica (MG), Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália, Itaju do Colônia e Pau Brasil (BA). O curso, que tem enfoque intercultural, prepara os indígenas para atuarem como professores nos anos finais dos ensinos fundamental e médio.

A formação respeita o comprometimento dos estudantes com as comunidades indígenas, e suas questões sociais inspiram o percurso acadêmico, que se divide entre a sala de aula e os espaços de atuação.