De objeto a sujeito

Casa nova

Pós-graduação da Física ganha ambiente de 557 metros quadrados

A pós-graduação em Física da UFMG passa a contar com novo espaço de 557 metros quadrados, no terceiro andar do Instituto de Ciências Exatas (ICEx). São 13 gabinetes, com assentos para 76 alunos, uma sala de informática de alta performance, com 13 estações de trabalho, uma sala técnica, espaços para coordenação, grupos de discussão, secretaria e copa.

Com a criação do Setor de Pós-graduação Professora Maria Carolina Nemes, cerca de 350 metros quadrados ocupados anteriormente pelo segmento, no terceiro e quarto andares do edifício do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), estão sendo liberados, em áreas contíguas a laboratórios de pesquisa. Esses espaços serão destinados à implantação de laboratórios multiusuários. “O objetivo com as novas instalações é fortalecer o desenvolvimento das atividades dos pós-graduandos, por meio de condições de trabalho mais adequadas”, afirma o professor Roberto Moreira, que coordenou o projeto.

Apoio

A realocação foi possível graças ao apoio da Finep, por meio do programa CT-Infra, à implantação do Centro de Caracterização Estrutural de Nanomateriais. A obra contou com parceria da UFMG, que cedeu a mão-de-obra. A economia gerada foi revertida na aquisição de mobiliário e instalação de brise-soleil.

A criação dos novos espaços para pós-graduação e laboratórios envolveu esforços dos departamentos de Planejamento e Projetos (DPP) e de Manutenção e Operação da Infraestrutura (Demai), ambos vinculados à Pró-reitoria de Administração (PRA).

O novo espaço homenageia a professora Maria Carolina Nemes, que morreu em dezembro de 2013. Mestre e doutora pela USP, ela ingressou na UFMG em 1991 e teve atuação de destaque em teoria quântica de campos. Era membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Com notável produção científica, orientou 54 dissertações de mestrado e 41 teses de doutorado.

O Programa de Pós-graduação em Física formou 623 mestres (desde 1966) e 357 doutores (desde 1974). Conta atualmente com 60 docentes e 142 alunos, e é avaliado pela Capes com conceito 7.