De objeto a sujeito

Ciência na roda

Projeto UFMG Talks, em parceria com o CCBB, promove encontros entre cientistas e público; objetivo é mostrar impacto das pesquisas

Detalhe do CCBB, em BH, palco das atividades do UFMG Talks
Detalhe do prédio do CCBB, em Belo Horizonte, palco das atividades do UFMG Talks Vagner Costa

Física quântica, vacinas, neurociência, criminalidade, arte, manifestações culturais, inteligência artificial. A produção científica da UFMG, nos mais variados campos, será assunto de conversas com o público de Belo Horizonte, a partir desta semana. A Universidade e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) inauguram, nesta segunda-feira, 10 de junho, o projeto UFMG Talks. Uma vez por mês, com entrada franca, pesquisadores farão breves apresentações, em linguagem acessível, com destaque para as contribuições realizadas pela UFMG, ­seguidas de trocas com a plateia.

A primeira edição vai reunir a professora Sandra Regina Goulart Almeida, da Faculdade de Letras e atual reitora da UFMG, e o professor Sergio Danilo Pena, do Instituto de Ciências Biológicas. Sob as perspectivas da literatura e da genética, eles vão abordar o tema Quem somos nós, os brasileiros?

O objetivo do UFMG Talks é ampliar o acesso da sociedade aos temas estudados na academia e explicar os impactos das pesquisas em áreas como saúde, nanotecnologia, economia e segurança pública. Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Mario Montenegro Campos, é fundamental que cada vez mais a Universidade dê ampla divulgação de sua produção científica e acadêmica: “Sobre as vacinas, por exemplo, conversar com o público significa explicar o que são e como são desenvolvidas e o que já foi feito em nossos laboratórios, mostrando projetos, patentes e perspectivas".

Os temas são definidos por grupo de professores de áreas distintas, levando em consideração o amplo interesse e a possibilidade de abordar objetos de estudo sob ângulos variados. Cada encontro será conduzido por dois pesquisadores, com participação eventual de convidados de outras instituições. A iniciativa da UFMG foi selecionada em edital do CCBB sob a rubrica Ideias. O Centro vai ceder espaço e infraestrutura para os eventos.

A segunda edição do UFMG Talks será em 10 de julho. Os professores Ado Jorio e Silvia Guatimosim vão mostrar como pesquisas da UFMG nas áreas da física e bioquímica estão inovando no uso da nanotecnologia. No dia 5 de agosto, os professores Nívio Ziviani, do DCC, e Eduardo Albuquerque, da Face, vão falar sobre inteligência artificial.

Trajetórias

Sandra Regina Goulart Almeida é graduada pela UFMG, mestre e doutora pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (EUA). Atua nas áreas de Literatura Comparada e Literaturas de Língua Inglesa, e tem-se dedicado principalmente aos temas literatura contemporânea, literatura pós-colonial, tradução cultural, literatura produzida por mulheres, crítica feminista, estudos da diáspora e do espaço na literatura contemporânea.

Sérgio Danilo Junho Pena é graduado pela Faculdade de Medicina da UFMG e doutor pela Universidade de Manitoba (Canadá). Coordena o Laboratório de Genômica Clínica da Faculdade de Medicina e também é diretor científico do Núcleo de Genética Médica de Minas Gerais (Gene) e da Gene-Genealógica Central de GenoTipagem de Animais. Sua atuação tem ênfase em genética humana: diversidade genômica e evolução humana, formação e estrutura da população brasileira.

O evento terá início às 19h, com distribuição de senhas a partir das 18h. O projeto é coordenado pela Pró-reitoria de Pesquisa, em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom) e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Itamar Rigueira Jr.