Corrida pela autonomia

Alimentos e saúde

O Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, em Montes Claros, passa a ofertar um novo curso de pós-graduação stricto sensu. Trata-se do mestrado em Alimentos e Saúde, que foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e lançou neste mês edital de seleção para a primeira turma. As inscrições terminam no dia 5 de julho.

São oferecidas 14 vagas para ingresso no segundo semestre deste ano, sendo três reservadas para candidatos autodeclarados negros, uma vaga para indígenas e outra para pessoas com deficiência. Os candidatos aprovados serão distribuídos em uma das três linhas de pesquisa do programa: Processos e controles em ciência de alimentos aplicados à saúde; Efeitos dos alimentos e suas tecnologias na fisiopatologia e nutrição; Alimentos, microbiologia e modulação biomolecular.

Alguns dos objetivos são criar e aprimorar tecnologias associadas à produção de alimentos, selecionar e obter novos ingredientes e elevar continuamente os índices de eficiência dos sistemas de melhoramento alimentar. O mestrado visa também preparar os estudantes para analisar os efeitos desses alimentos sobre a saúde de seres humanos e animais. Outras informações estão no site do mestrado.

Recuperação em Mariana

Quatro projetos de pesquisa da UFMG foram aprovados na chamada 09/2018, da Fapemig, destinada a apoiar iniciativas para a recuperação de áreas impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão, da Samarco, em Mariana.

A iniciativa recebeu cerca de 40 propostas, das quais 15 foram aprovadas, nas áreas de Educação e cultura, Memória histórica, cultural e artística, Monitoramento de ecossistemas, Uso da água, Uso sustentável da terra e Manejo de rejeitos. O montante de recursos aportados é R$ 5,6 milhões.

Dois projetos da Universidade foram contemplados no eixo Educação e cultura: um deles trata das possibilidades da educação escolar na reconstrução das áreas campesinas atingidas, e o outro prevê oficinas de empreendedorismo e inovação. No eixo Memória histórica, cultural e artística, foi selecionada pesquisa sobre uso sustentável do rejeito sedimentado da bacia do Rio Doce na construção civil. Para Uso sustentável da terra, o projeto escolhido se destina à aceleração de restauração florestal por meio das interações do biocrust em solos impactados pelo rompimento da barragem.

CP 65 anos

A exposição CP – 65 anos do Colégio de Aplicação, que integra as comemorações do aniversário de fundação do Centro Pedagógico da UFMG, está montada na Biblioteca Central, campus Pampulha. Os visitantes entram em contato com diversos objetos que fizeram parte do dia a dia da instituição, como móveis, documentos, fotos da escola, cápsula do tempo, cadernos e outros materiais utilizados no ensino. Também são exibidos vídeos com depoimentos de alunos egressos.

A exposição é estruturada em eixos e expõe aspectos que vão desde a trajetória da escola até a sua relação com a comunidade. Inaugurado em 1954, o então Ginásio de Aplicação da UMG era vinculado à Faculdade de Filosofia, que cumpria decreto estabelecendo que unidades escolares deveriam ser criadas para a prática docente dos alunos do curso de Didática. A instituição tem 448 estudantes, 43 professores em formação, 45 monitores estudantes da UFMG, 114 estagiários de diversas licenciaturas, 210 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 380 estudantes de residência docente – professores em formação continuada.

A mostra ficará em cartaz até 31 de agosto, e as visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h.

foto tirada na exposição
Cápsula do tempo em exposição Raphaella Dias | UFMG

Corrida no Museu

O Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG vai comemorar 50 anos de existência com uma corrida e caminhada em percurso inédito de Belo Horizonte: suas trilhas e vias internas. O evento será no dia 11 de agosto, das 8h às 10h. As inscrições para participação estão abertas, até 12 de julho.

Os percursos – cinco quilômetros para a corrida e três quilômetros para caminhada – se destinam a atletas de ambos os sexos, de 18 a 70 anos de idade. Foram abertas 50 vagas para a caminhada e 250 para a corrida.

A atividade contará com serviço de cronometragem eletrônica, aquecimento e alongamento antes da largada, guarda-volume, carro de apoio para serviços médicos, banheiro feminino e masculino, hidratação e frutas após a corrida. Todos os atletas receberão camisa, brindes e medalhas de participação.

Portátil e rápido

Pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e do Departamento de Física do ICEx desenvolveram equipamento portátil capaz de realizar diagnóstico rápido de doenças. A tecnologia, que identifica patógenos em amostras por meio de nanossensores, está sendo utilizada pela Escola de Veterinária para identificação de leucemia em gatos.

Os biossensores foram criados com o uso da nanotecnologia. Nanobastões de ouro são colocados em uma solução, e neles é aplicada uma molécula – o antígeno de uma doença, por exemplo. Quando entra em contato com moléculas de diagnóstico (presentes nas amostras de sangue, urina ou saliva, por exemplo), o dispositivo é capaz de detectar se houve aumento do tamanho do nanobastão. Esse aumento significaria, nesse caso, que o anticorpo da doença se conectou ao antígeno, revelando um resultado positivo.

Assista ao vídeo sobre a tecnologia produzido pela TV UFMG: