Corrida pela autonomia

O tempo livre nas Minas Gerais

Livro organizado por pesquisadores da EEFFTO compila trabalhos historiográficos sobre as formas de lazer e diversão no estado

O lazer e a diversão, importantes dimensões da vida em sociedade, são tema de uma obra, recém-lançada pela Editora UFMG, que concentra estudos sobre as diferentes práticas de entretenimento dos mineiros do século 18 ao 20. Organizado pelos professores Cleber Dias e Maria Cristina Rosa, do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), o livro Histórias do lazer nas Gerais reúne abordagens que tentam escapar do centralismo, por vezes monopolista, que as capitais podem exercer ou exercem em relação às manifestações das cidades do interior.

Entre os objetos de análise, estão os espaços de sociabilidade da comarca de Vila Rica, as festas religiosas de Bom Jesus de Matosinhos do século 19 e o teatro de revista em São João del-Rei, o contato de diferentes regiões de Minas Gerais por meio de competições esportivas, os bares e jogatinas de Juiz de Fora, as águas termais na Araxá do início do século 20, os enredos e itinerários do carnaval belo-horizontino nas primeiras décadas da capital, as práticas de esporte e o consumo de cultura e de arte da Belo Horizonte em meados do século 20.

Segundo os professores Cleber Dias e Maria Cristina Rosa, o livro é um conjunto amplo e claramente identificável de fenômenos sociais e representa o desejo de preencher uma lacuna no estudo historiográfico do ócio. “Na verdade, trabalho e lazer são duas dimensões da vida que historicamente estiveram, muitas vezes, em profunda conexão, o que não significa que nunca estivessem concebidas ou vivenciadas como instâncias distintas. Mas as articulações temáticas e analíticas nessa linha de abordagem parecem ainda depender de uma agenda de pesquisas que precisa ser mais bem definida, assim como precisam ser ampliados os esforços entabulados e disponíveis pelos estudiosos até o momento. O estudo histórico do não trabalho, genericamente definido, ainda é pouco usual na historiografia brasileira, embora exceções louváveis possam ser citadas de maneira bastante dispersa. É nesse sentido que buscamos oferecer uma contribuição com essa compilação”, escrevem os organizadores.

Capa Histórias do Lazer nas Gerais
Capa do livro Histórias do Lazer nas Gerais Reprodução

Concepção

A ideia da reunião de trabalhos foi iniciativa conduzida pelos organizadores na disciplina História do Lazer em Minas Gerais, no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da UFMG. Eles revisaram com os estudantes diferentes pesquisas de autores de outras instituições de ensino, envolvidos com ações de cooperação e intercâmbio acadêmico com o Grupo de Pesquisa em História do Lazer da EEFFTO.

Segundo Cleber Dias, todo o processo de organização do livro, desde a seleção de pesquisas até a elaboração das diretrizes que conduziram a produção dos diferentes capítulos, mostrou-se bastante produtivo e estimulante. Como resultado, foram concebidas novas pesquisas sobre a história do lazer tanto em Minas Gerais quanto em outras regiões do país, cujos resultados já têm sido publicados em revistas especializadas. O grupo tem ainda outro livro, Depois da Avenida Central: cultura, lazer e esportes nos sertões do Brasil, com lançamento previsto para novembro deste ano.

Livro: Histórias do lazer nas Gerais
Organização: Cleber Dias e Maria Cristina Rosa
Edição: Editora UFMG
332 páginas / R$ 49 (no site da Editora UFMG, o livro está sendo vendido a R$ 41,65)