Sinônimo de inovação

É hexa!

Pelo sexto ano seguido, ensino da UFMG é classificado como o melhor do Brasil pelo ranking do jornal Folha de S.Paulo

O elevado índice de professores com doutorado e com dedicação integral e o rendimento dos seus alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) são alguns fatores que fazem o ensino da UFMG figurar, pela sexta vez consecutiva, como o melhor do país entre as universidades públicas e privadas avaliadas no Ranking Universitário Folha (RUF). A edição de 2019 foi divulgada no último dia 7 pelo jornal Folha de S.Paulo.

Na classificação geral, a UFMG ficou em quarto lugar, com pontuação de 96,72, atrás da USP, da Unicamp e da UFRJ. Desde que o ranking foi criado, em 2012, a UFMG sempre esteve entre as quatro melhores do Brasil. A Universidade foi classificada como a segunda melhor do país em Mercado, conforme avaliação feita por empregadores.

Em sua oitava edição anual, o Ranking Universitário Folha (RUF) classificou 197 universidades do país com base em dados nacionais e internacionais e em duas pesquisas de opinião do Instituto Datafolha.

“Esse resultado é motivo de muita satisfação, pois mostra que estamos cumprindo bem a nossa missão”, avalia a reitora Sandra Regina Goulart Almeida. Ela lembra que, apesar das diferenças de metodologias, a UFMG aparece sempre muito bem posicionada em rankings internacionais e avaliações institucionais.

Cursos

O bom desempenho dos cursos da UFMG também foi evidenciado no ranking RUF, que, além de examinar o desempenho global da instituição, avaliou 39 cursos superiores. Nessa análise, 25 dos 39 cursos avaliados (64% do total) figuram entre os três melhores do Brasil. Todos os cursos examinados estão entre os oito melhores do país. Seis deles aparecem em primeiro lugar: Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Propaganda e Marketing (que, na UFMG, tem o nome de Publicidade), Pedagogia e Psicologia.