Aberta para balanço

Para viver a UFMG

Seminários vão apresentar aos calouros possibilidades de atuação na Universidade; na abertura, jornalista falará sobre diversidade e inclusão

Elementos para a construção de novos percursos, em um ambiente que respeite e estimule a diversidade, são o fio condutor da série de seminários Viver UFMG, que começa nesta quinta-feira, 15, no campus Pampulha. Na palestra de abertura, Diversidade e inclusão: um olhar para o século 21, o jornalista Jairo Marques pretende oferecer aos estudantes uma ampliação do entendimento a respeito da pessoa com deficiência e das diversidades.

“A ideia é pontuar como, atualmente, esse grupo social pode e deve ter amplo acesso ao trabalho, à cidadania, à educação para exercer os mais diferentes (e de sua vontade) papéis sociais”, explica o palestrante, que é colunista do jornal Folha de S.Paulo.

Jairo Marques: diversidade em evidência
Jairo Marques: diversidade em evidência Divulgação

Marques comenta que em nenhum tempo histórico a tolerância e os valores do diverso estiveram tão em evidência, mas adverte: “para que isso se concretize como ganho para a humanidade, é preciso sensibilidade para o atendimento de demandas específicas da diversidade física, sensorial e intelectual”. Em sua opinião, é necessário também encontrar formas de atender a essas demandas “com eficácia e sem eufemismos, como ter atitudes inclusivas sem demagogias”.

Após a palestra, que será realizada a partir das 19h, no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1), haverá sessão de autógrafos do livro Malacabado, a história de um jornalista sobre rodas. Os seminários Viver UFMG são destinados, sobretudo, aos calouros de graduação e, em algumas datas, vão integrar o calendário de atividades acadêmicas complementares, que substituem as aulas dos cursos noturnos.

Na sequência, no dia 3 de abril, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) vai promover a palestra Viver a experiência de intercâmbio, com informações sobre processos seletivos para mobilidade internacional e atividades como disciplinas e cursos de idiomas para fins acadêmicos. Os calouros vão conhecer programas de mobilidade como o Minas Mundi, criado e implementado em sua totalidade pela UFMG, para intercâmbio científico e cultural com instituições estrangeiras parceiras em todos os continentes. O evento será realizado às 12h30, no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2).

Novos percursos
No mesmo dia, às 19h, os calouros serão apresentados às Normas Gerais de Graduação, reformuladas com base em amplas discussões da comunidade universitária, do início de 2015 ao final de 2017. Na palestra Você sabe como planejar sua trajetória curricular na UFMG?, promovida pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), serão abordados conceitos e os novos percursos oferecidos pela Universidade. Ao promover formações inéditas, regidas pelas novas Normas, a UFMG pretende preparar profissionais para responder aos desafios de uma sociedade de crescente complexidade.

Ainda em abril, os seminários Viver UFMG abordarão as ações afirmativas e a relação entre universidade e sociedade por meio de atividades de extensão. No dia 9, no auditório da Faculdade de Medicina, o Programa Ações Afirmativas da UFMG e  o trabalho realizado nessa área pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) serão detalhados para os novos alunos. O mesmo tema será abordado no dia 18, às 19h, no CAD 2.

Também no dia 18, às 12h30, no CAD 2, os calouros serão informados sobre procedimentos para atuar, como bolsistas ou voluntários, nas ações de extensão universitária, que podem resultar em publicações e produtos de caráter social, cultural, científico e tecnológico. Também vão conhecer uma figura adicional no ensino de graduação, criada em 2016: a Formação em Extensão Universitária, que possibilita que atividades relacionadas com projetos de extensão sejam incluídas em currículos de graduação. A ideia é que uma programação de atividades nos projetos seja formatada de maneira similar à de disciplinas, com previsão de cronograma, carga horária e processo avaliativo. Dessa forma, torna-se possível a inserção orgânica da extensão no ensino de graduação.

No dia 14 de maio, os seminários Viver UFMG vão apresentar as possibilidades de participar, ainda na graduação, de atividades de de pós-graduação e de pesquisa – ambas as palestras serão realizadas no CAD 2, respectivamente às 12h30 e às 19h. No mesmo dia, os alunos de cursos noturnos poderão assistir, no auditório da Escola de Arquitetura, às 19h, a apresentação da Prograd sobre trajetória curricular.

Ana Rita Araújo