Aquecer o inverno

Mudanças na graduação

Propostas de mudanças em princípios que regem a graduação na UFMG serão apresentadas à comunidade acadêmica em reunião na próxima quarta, 8, no auditório da Escola de Engenharia. Essas propostas foram discutidas com representantes de órgãos colegiados e de outras estruturas decisórias da instituição. As ideias serão debatidas pelos participantes do encontro, que, posteriormente, poderão enviar sugestões por escrito.

Segundo o pró-reitor de Pós-graduação, Ricardo Takahashi, a proposta abre possibilidades de reorganização dos currículos, com a criação, por exemplo, de estruturas iniciais comuns a mais de um curso – os alunos cursariam essas disciplinas para, então, escolher sua formação. Outra hipótese é que diversos cursos compartilhem um conjunto de atividades curriculares durante toda a sua trajetória. Haveria também a possibilidade de formação híbrida, que possibilitaria a obtenção de um segundo diploma. “Áreas diferentes vão exigir tempos diferentes para avaliação e possível implementação das mudanças. Por isso, não há prazos definidos ou únicos para conclusão desse processo”, afirma Takahashi.

Produções audiovisuais

O Espaço do Conhecimento da UFMG vai selecionar propostas de conteúdo audiovisual para ocupação da fachada digital e do planetário nos próximos meses. O objetivo da seleção é contribuir com a formação de agentes produtores. Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode submeter propostas pela internet (http://bit.ly/25tCITP).

O planetário possui um sistema que favorece a integração da projeção simulada da abóbada celeste com a exibição de conteúdo audiovisual pré-renderizado (material pré-gravado para exibição linear que não comporta instalações interativas, games, simuladores e outros recursos do gênero), no padrão fulldome. Com a técnica, o domo assume a função de tela. A fachada digital, por sua vez, é composta de 12 projetores de alta potência, integrados por sistema de divisão e distribuição da imagem. O sistema de som é formado por caixas acústicas localizadas na base e no topo do edifício.

Conselho curatorial composto de docentes da UFMG e de profissionais do Circuito Cultural Praça da Liberdade e do Espaço do Conhecimento ficará encarregado de examinar as propostas. Os formulários podem ser preenchidos a qualquer momento, ao longo deste ano.

Semana de Meio Ambiente

Estação Ecológica UFMG
Estação Ecológica UFMG Foca Lisboa

Cinco dias de atividades gratuitas vão compor a IV Semana de Meio Ambiente, na UFMG. De 6 a 10 de junho, as comunidades interna e externa vão conhecer as ações ambientais realizadas pela Universidade – no âmbito administrativo e em projetos de pesquisa e extensão – e aprender sobre práticas sustentáveis. A maioria das atividades serão realizadas na Praça de Serviços do campus Pampulha. Na sexta-feira, 10, haverá programação no campus Saúde.

Todos os dias, de manhã e à tarde, os visitantes receberão informações em um estande na Praça de Serviços. Também serão coletados resíduos como eletroeletrônicos (foto), baterias e papel.

Os participantes também poderão conhecer experiências de sustentabilidade, dentro e fora da UFMG, e frequentar oficinas sobre captação de água da chuva, gerenciamento de resíduos químicos e intervenções agroecológicas. Haverá ainda minicurso sobre gestão de resíduos, feira de adoção de cães e gatos, feira agroecológica e espetáculo temático da companhia Grafite Teatro Empresarial.

As inscrições para vistas guiadas e oficinas devem ser feitas no site da semana do meio ambiente, onde também estão disponíveis mais informações.

Clássicos do cinema

Seleção de clássicos do cinema é a atração deste mês do projeto CineCentro, do Centro Cultural UFMG. Até 30 de junho, sempre às terças e quintas-feiras, às 19h, com entrada franca, serão exibidos filmes de gêneros diversos: musical, comédia, guerra, romance, ficção científica, drama, aventura, noir e faroeste. Um dos objetivos é diversificar a programação e atrair o público do entorno, com obras que não são exibidas no circuito comercial.

Alguns dos filmes que compõem o programa são O inferno é para os heróis (dia 9), de Don Siegel, com Steve McQueen; A guerra dos mundos, de Byron Haskin, com Gene  Barry (dia 16); O terceiro homem, de Carol Reed (dia 28); Keoma, de Enzo Castellari, com Franco Nero (dia 30).

O Centro Cultural UFMG fica na Avenida Santos Dumont, 174, Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8290.

Recursos hídricos

O Instituto de Ciências Agrárias da UFMG oferece 20 vagas para a Especialização em Recursos Hídricos e Ambientais. Os interessados podem se inscrever até 24 de junho, entregando pessoalmente ou via Correios a documentação requisitada.

O objetivo da especialização é formar profissionais para elaboração de projetos hidroagrícolas com base tecnológica para o desenvolvimento e implementação de gestão sustentável dos recursos hídricos e ambientais. O curso é destinado a graduados das áreas de agronomia, engenharia civil, engenharia ambiental, engenharia agrícola e ambiental, engenharia florestal, biologia, geografia e afins. Para inscrição e mais informações, é preciso acessar http://bit.ly/1WYALgF.