Arqueologia do lixo

DAJ, 60 anos

Órgão presta assistência jurídica a pessoas de baixa renda

Atendimento é feito por estudantes de direito e psicologia, sob supervisão docente
Atendimento é feito por estudantes de direito e psicologia, sob supervisão docente TV UFMG

Um dos projetos de extensão mais antigos da UFMG, a Divisão de Assistência Judiciária (DAJ) completou 60 anos de atuação em 2018. O núcleo, criado em agosto de 1958 por iniciativa do Centro Acadêmico Afonso Pena (CAAP) e do professor José Olympio de Castro Filho, realiza atendimentos jurídicos e judiciários gratuitos para pessoas de baixa renda, de segunda a quinta-feira, das 12h às 14h.

“Na DAJ, os estagiários têm a oportunidade de exercer a advocacia na prática. Eles são responsáveis por receber o público e dar prosseguimento aos casos. É uma maneira de a Universidade retribuir o investimento feito pela sociedade”, afirma a professora Renata Christiana Vieira Maia, diretora da DAJ.

Os atendimentos são realizados pelos estagiários de direito, em conjunto com os de psicologia. De acordo com Renata Maia, essa combinação é de essencial ­importância, sobretudo para casos de não judicialização. “Atuamos na mediação de conflitos. Com o apoio psicológico, podemos acelerar a resolução dos casos como uma via alternativa à judicial”.

Ao longo das seis décadas, passaram pela DAJ alunos que se transformaram em profissionais do Direito de projeção nacional e internacional, como o ex-ministro do STF, Francisco Rezek, o ex-procurador geral da República, Rodrigo Janot, e o senador e ex-governador, Antonio Anastasia.

Diálogos
O evento Diálogos sobre a assistência judiciária: homenagem aos sessenta anos da DAJ, realizado na semana passada, marcou as comemorações do aniversário da Divisão. A programação reuniu ex-alunos, diretores e professores que mantiveram ou ainda mantêm relações com a DAJ. “Recebemos ex-alunos que passaram pela DAJ, entre os quais muitos se tornaram professores na UFMG. Todos ressaltam a importância que a Divisão teve em suas vidas estudantis e profissionais”, afirma Renata Maia. Durante o evento, também foi lançada revista científica da prática jurídica da DAJ, que reúne relatos de experiências dos estagiários

Assista ao vídeo sobre a DAJ produzido pela TV UFMG:

Matéria publicada no Portal UFMG, em 20/11/2018

João Paulo Alves