Arquivo Brasil

Acontece

Ruptura

A capacidade de identificar e resolver problemas da sociedade e o potencial transformador de cada indivíduo será abordada no evento Ruptura – O que é que eu tô fazendo da minha vida?, que será realizado na Escola de Engenharia (auditório principal) de 12 a 14 de maio. 

Segundo os organizadores, trata-se de ciclo de palestras “inspiradoras e motivadoras, com pessoas que adotaram postura proativa e causaram enorme impacto em suas vidas, na comunidade mineira e no Brasil”.

A programação inclui exposição de startups brasileiras, treinamento empreendedor que utiliza metodologia da Universidade da Califórnia (Berkeley) e as atividades Saindo da Caixa, que oferecerá aos participantes oportunidade de subirem ao palco e dar voz às suas próprias reflexões, e SolucionaJá, game show que tem o objetivo de transformar problemas em soluções criativas.

Pedagogos no museu

O Museu de História Natural e Jardim Botânico vai promover, em 21 de maio, encontro de formação de pedagogos. A iniciativa, destinada a profissionais da educação básica e estudantes de pedagogia, vai apresentar os espaços expositivos e algumas das ações educativas desenvolvidas pela instituição. Também vai tratar de questões relacionadas ao campo de atuação profissional do pedagogo.

O encontro terá duração de oito horas, e os participantes receberão certificados. As inscrições, gratuitas, poderão ser feitas até 16 de maio – é preciso enviar para o e-mail cenex@mhnjb.ufmg.br os seguintes dados: nome completo, endereço eletrônico, período, instituição e cidade de origem. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-7650.

‘Amazônidas’

A Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG exibe, até a próxima quinta, 15, a exposição Amazônidas – um olhar sensível sobre a cultura do Tapajós. A obra reúne imagens do fotógrafo Israel Souza, conhecido como Palestina Israel, que fotografou a região do Rio Tapajós, no oeste do Pará, entre 2014 e 2015.

Segundo o artista, as imagens revelam o cotidiano e os hábitos dos ribeirinhos da Amazônia paraense, “comunidades indígenas ocidentalizadas, grupos sociais que fazem um sincretismo entre cultura indígena e europeia”. Nascido em Belo Horizonte, Palestina mudou-se há dois anos para a comunidade do Caranazal, de cerca de 600 habitantes, em Santarém, no Pará.

Exposição Amazônidas – um olhar sensível sobre a cultura do Tapajós.
Exposição Amazônidas – um olhar sensível sobre a cultura do Tapajós. Israel Palestina

Hidroginástica

A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional ainda está com vagas abertas para o curso de hidroginástica. As aulas têm o objetivo de proporcionar aos alunos condicionamento físico, controle ponderal, recuperação física e qualidade de vida. A atividade tem duração de 40 minutos. 

Destinadas a jovens com idade a partir de 15 anos e a adultos e idosos das comunidades interna e externa, as sessões são realizadas duas ou três vezes por semana, em diversos horários. As matrículas devem ser feitas pelo site da Fundep.

Intermidialidade

A UFMG receberá, de 11 a 21 de maio, o professor Jørgen  Bruhn, da Universidade Linnæus, na Suécia. Convidado do Programa Cátedras Fundep/Ieat, Bruhn é professor de Literatura Comparada e estuda principalmente a intermidialidade, a interseção dos diversos tipos de linguagens. A anfitriã é a professora Thaïs Flores Nogueira Diniz, da Faculdade de Letras.

Jørgen Bruhn vai realizar três atividades abertas à participação de alunos, professores e pesquisadores: o minicurso Transmediações estéticas do Antropoceno, a conferência O antropoceno através das fronteiras midiáticas: do discurso científico ao blockbuster e a participação na V Jornada Intermídia. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3409-4123 ou pelo endereço eletrônico info@ieat.ufmg.br. 

Música, História e Artes

O Centro Cultural UFMG vai oferecer, durante a 14ª Semana Nacional de Museus (16 a 22 de maio), oficinas nas áreas de música, história, desenho, fotografia e arte. O objetivo é ensinar princípios básicos e técnicas de cada área. As oficinas são pagas, e os materiais utilizados nas aulas deverão ser levados pelos alunos. Os participantes devem ter, no mínimo, 14 anos de idade.

Horários, preços, pré-requisitos e locais das aulas podem ser consultados no site. As inscrições deverão ser feitas em 13 de maio, no Centro Cultural (Avenida Santos Dumont, 174, Centro). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8290.

Erramos - Paisagem 

O título do artigo de opinião de Ludimila de Miranda Rodrigues Silva e Vagner Luciano de Andrade, publicado na última edição do BOLETIM (1938, de 2/05/2016), foi grafado incorretamente. O correto é Ética, estética e epistemologia da paisagem. A correção foi feita na versão digital.